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Tramandaí avança na digitalização de serviços ao cidadão
Publicado em 01/12/2025 18:15
Tramandaí

A Prefeitura de Tramandaí está avançando em tecnologia e disponibilizando cada vez mais serviços de forma online aos cidadãos. Através da implantação de sistemas facilitadores é possível ao contribuinte acessar uma série de serviços sem sair de casa. Recentemente, Tramandaí recebeu nota 50 em um levantamento feito pelo TCE, mostrando que o município vem avançando neste setor. Em razão da população, o município é considerado de médio porte. Dentre estes municípios, que são àqueles entre 50 e 100 mil habitantes, Tramandaí ocupa a 9ª posição no estado e 2ª posição no litoral Norte.

Hoje, é possível abrir protocolos, enviar documentos, acompanhar solicitações em tempo real e receber notificações sobre o andamento dos pedidos, segunda via do IPTU, verificação de débitos, parcelamentos, certidão de viabilidade de empreendimentos, certidões negativas e positivas, emissão de nota fiscal eletrônica, cartão de estacionamento, entre outros, tudo de forma simples, rápida e sem precisa sair de casa.

Ao servidor, contracheque, recadastramentos e todo e qualquer requerimento solicitado se dá de forma eletrônica, inclusive pedidos de diárias.

Por meio do site da Prefeitura de Tramandaí, os cidadãos podem acessar serviços de forma totalmente online, como:

2ª via do IPTU

Pedido de parcelamento de débitos

Cartão de vaga de estacionamento especial

Procedimentos funcionais para servidores municipais

Licenças

Consulta a Central de Vagas da Educação Infantil

Inscrição para o Ensino Fundamental

Central de Vagas da Educação Infantil

ITBI totalmente online

Licenças ambientais

Serviços de Ouvidoria Geral, Ouvidoria da Saúde e Ouvidoria da Lei de Acesso à Informação

Acesso à legislação ambiental

Portal da Transparência

Conforme a coordenadora do Controle Interno, Emilene Berkaier, que é também coordenadora do projeto Cidade Digital, integrante do programa Transformar, que visa a digitalização de serviços e desmaterialização de documentos, de forma completa, até o final do mandato do prefeito Juarez Marques da Silva, novos serviços estão sendo desenvolvidos como aprovação de projetos e aprovação de licenciamento ambiental. “ Também está em andamento a digitalização de todos os processos administrativos como memorandos, empenhos, contratos e licitações que passarão a ser totalmente digitais. A meta é extinguir o uso do papel até o final de 2026”. Disse Emilene.

Outra novidade que está em implantação é um menu exclusivo de serviços online ao cidadão no site da prefeitura otimizando o acesso e melhorando a experiência do usuário.

A coordenadora ainda informou que, em breve, o ingresso aos serviços no site da Prefeitura de Tramandaí se dará através do gov.br. dando acesso completo a todas as funcionalidades do sistema com apenas uma única senha.

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