Offline
Controlado incêndio em parque industrial na Argentina
Mais de 20 feridos leves receberam alta
Publicado em 15/11/2025 16:31
Internacional

Uma densa coluna de fumaça preta e laranja se espalhou pelo céu do município de Ezeiza Foto : MINISTRY OF SECURITY OF THE PROVINCE OF BUENOS AIRES / AFP

O incêndio deflagrado por uma forte explosão em um parque industrial ao sul de Buenos Aires está contido, e a maioria das mais de 20 pessoas com ferimentos leves já recebeu alta. A informação foi divulgada neste sábado (15) pelas autoridades locais.

No final da sexta-feira, uma densa coluna de fumaça preta e laranja se espalhou pelo céu do município de Ezeiza, localizado a cerca de 40 quilômetros de Buenos Aires e onde funciona o principal aeroporto da Argentina. As explosões e o fogo causaram pânico nos moradores da região, e algumas casas vizinhas sofreram quebras de vidros e outros danos menores.

Situação sob controle

Fabián García, diretor de Defesa Civil da província de Buenos Aires, explicou a situação aos meios de comunicação locais: "O incêndio não está extinto (...) está contido, o que significa que não sairá dos limites onde se desenvolve".

García enfatizou que o incidente "teve características violentas, mas a situação nunca esteve fora de controle para risco da população". Ele também afirmou que a qualidade do ar continua sendo monitorada. Embora a fumaça contenha partículas em suspensão, o que gera um "nível de afetação", a situação "não é extremamente perigosa".

A explosão foi descrita por testemunhas com choque. "Vimos um pouco de fogo, como uma luz, um amanhecer. E de repente, tipo bomba atômica, viu-se um cone de fogo e o chão tremeu", relatou Gabriel Olivera, dono de uma construtora, ao canal local TN.

Balanço de vítimas

Autoridades informaram à mídia local que a explosão causou ferimentos leves em mais de 20 pessoas, que já receberam alta dos centros de saúde que assistiram à emergência.

Apenas um homem que sofreu um infarto devido à tensão da emergência e uma mulher grávida com sintomas de intoxicação, moradora de um bairro adjacente à explosão, permanecem internados em centros de saúde.

As autoridades investigam as causas da explosão, que afetou ao menos cinco empresas que operam no mesmo polo industrial. Por precaução, a rodovia que atravessa e conecta a área à capital Buenos Aires foi cortada até este sábado, tendo o trânsito controlado sido liberado a partir do meio da manhã.

CP/RS 

Comentários