A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na segunda-feira (03) o relatório de pacientes que faltaram a consultas agendadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs) no mês de outubro. A média de faltantes foi de 20,6%.
Ao todo, foram ofertadas 4.550 consultas nas sete USFs da cidade. Deste total, 913 pacientes não compareceram. No entanto, há um grande número de faltas em consultas com nutricionista, realizados pela USF Santa Terezinha: foram ofertadas 22 consultas no período e 14 pacientes acabaram não consultando, ou seja, 63,64%.
A SMS também divulgou os dados dos pacientes que não compareceram nas consultas odontológicas: 13,34% das pessoas que tinham agendamento acabaram faltando. Foram ofertadas 982 consultas e 131 ausências.
O relatório também apresenta o total de atendimentos do mês passado no Pronto Atendimento 24h: 5.728 pacientes passaram pela casa de saúde. Já o Pronto Atendimento 12h da Zona Norte realizou 1.774 atendimentos.
A titular da SMS, Magda Dörr, ressalta sobre a importância dos pacientes comunicarem as unidades sobre a possível ausência da consulta, preferencialmente com antecedência, para que outros pacientes que estejam na fila aguardando por consulta possam ser chamados, preenchendo as vagas ofertadas.
O quadro com os números das consultas ofertadas e total de pacientes está disponível em imbe.rs.gov.br
Thaynara da Rosa/Assessora de Imprensa/Prefeitura de Imbé