Offline
Minha Gaza Minha Vida: exposição reúne cartuns e ilustrações que denunciam o horror da guerra
Publicado em 18/10/2025 18:14
Cultura

Uma mostra que une arte, indignação e humanidade.  Inaugurou neste Sábado  dia 18 de outubro, às 17h, na Casa ColArte, em Tramandaí, a exposição “Minha Gaza Minha Vida”, reunindo 34 obras de 18 artistas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Uruguai. São cartuns, ilustrações e desenhos que denunciam a violência e o horror impostos pela guerra, refletindo sobre a apatia do mundo diante do massacre que ocorre em Gaza.

Entre os participantes estão alguns dos principais nomes do humor gráfico no Brasil e no exterior, como Santiago, Edgar Vasques, Schroeder, Eugênio Neves, Hals, Bier, Edu, Elias, além do carioca Latuff e do uruguaio Ruben Castillo. Os artistas são reconhecidos internacionalmente, com obras publicadas em grandes veículos de comunicação e premiadas em salões de humor e artes visuais ao redor do mundo.

A mostra apresenta parte das obras expostas em “Minha Gaza, Minha Vida”, realizada anteriormente em Porto Alegre, e mantém o mesmo espírito de denúncia e reflexão. O humor, presente nas peças, surge como uma forma de resistência e crítica. “Ela pode até gerar sorrisos, porque o pessoal tem talento para descontrair, mas é um riso acompanhado de indignação”, afirmam os organizadores. “Depois do sorriso, podem vir perguntas como: quais são mesmo as reservas potenciais de gás natural e de petróleo na região? A vida é riso, mas também muito siso”, completam.

A exposição dialoga com a tradição do humor gráfico brasileiro, conhecido por sua crítica social e enfrentamento a regimes autoritários. O histórico jornal O Pasquim é lembrado como símbolo dessa resistência durante a ditadura militar. Hoje, esse legado é mantido pelo jornal GRIFO, feito por cartunistas gaúchos — muitos deles presentes nesta mostra — que continuam a rir com seriedade, mesmo diante das tragédias cotidianas.

“Sinta-se em Gaza” é um convite à reflexão, à empatia e à resistência pacífica. É uma exposição para quem luta pela paz, pela democracia e pela desconcentração de renda. É para quem não aceita massacres e misérias como parte natural do mundo.

Artistas participantes

Santiago, Edgar Vasques, Eugênio, Bier, Edu, Schröeder, Donga, Fuchs, Elias, Hals, Ício, Latuff, Máucio, Ruben Castilho, Tarso, Dênis, Lu Vieira e Jô.

Presenças confirmadas na abertura: Santiago, Schröeder, Tarso e Fabiane Langone.

Promoção: Jornal GRIFO

Curadoria: Gilmar Eitelwein

Apoio: Pousada Padaria Nova

Realização: ColArte

Local: Casa ColArte — Tramandaí (RS) Av. Atlântica, 1945 - Centro

Visitação: de Seg à Sex das 14:30 às 18:00

Entrada: gratuita

Comentários