Offline
Fim de semana de sol e calor leva público à Expointer para visitar as diversas atrações da feira
Pessoas vieram de perto e de longe para participar de shows, exposições, julgamentos de animais, palestras e oficinas
Publicado em 01/09/2025 02:25
Expointer
Um homem e uma mulher estão posicionados ao lado esquerdo da imagem. Eles estão em frente a um estande com produtos de abelhas nativas sem ferrão. Há diversos itens, como mel, própolis e cera.
Vanessa e Telmo viajaram três horas de Pelotas até Esteio para participar da feira neste domingo (31) - Foto: Darlene Silveira/Ascom Expointer

Conforme um dos expositores, Leonardo de Mello, são produtores de Capitão, Caraá, Caxias do Sul, Gravataí, Nova Petrópolis, Sapiranga e Viamão que oferecem produtos à base de mel de abelhas-sem-ferrão, como extrato de própolis, diferentes tipos de mel, cosméticos, bebidas e vinagre.

Mello está expondo uma linha de cosméticos naturais feita com insumos de abelhas: mel, própolis e cera. Ele é proprietário do Parque Mel e Cravo, localizado em Águas Claras, Viamão. “É o primeiro parque de turismo com abelhas-sem-ferrão do Rio Grande do Sul e um centro de treinamento”, afirmou.

Escolinha de Trânsito

Na frente das esferas da Expointer, fica localizada a Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar. Voltada para crianças a partir de três anos, a finalidade é conscientizar os pequenos sobre as regras e os sinais de trânsito. “Tudo de forma lúdica. Tem uma sinaleira que eles precisam obedecer quando estão andando”, afirmou a soldado Paula Ferreira. “Eles podem andar de bicicleta, motoca ou carrinho por cerca de 10 minutos. Ou mais, se o movimento for pequeno. São em média 4 voltas.”

Em um ambiente ao ar livre, há uma mini pista montada com cones e placas de sinalização de trânsito. Há uma criança andando de bicicleta no trecho. Ao fundo aparecem grandes esferas de cor amarela e vermelha da Expointer e um caminhão identificando a Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Escolinha de Trânsito busca conscientizar as crianças sobre as regras e sinais de trânsito - Foto: Darlene Silveira/Ascom Expointer

Ana Luísa dos Reis, de 7 anos, adorou a escolinha. “É muito legal. Gostei do sinal”, disse animada. Ela estava acompanhada do pai, o servidor público municipal de Alvorada, Maicon dos Reis. “Fazia seis anos que eu não vinha à Expointer, e a Luísa só veio quando tinha um ano”, relembrou.

Acesso aos portões

  • Público pedestre: portões 2, 6 e 13
  • Excursões: portão 9 (estudantes e agricultores de segunda a sexta-feira)
  • Veículos de autoridades e imprensa: portão 4
  • Veículos de visitantes e pedestres: portão 14 e 15
  • Veículos de expositores de máquinas e implementos agrícolas: portão 16
  • Veículos de expositores de animais e cadeirantes: portões 5
  • Veículos de expositores: portão 10
  • Veículos de expositores da agricultura familiar: portão 1
  • Veículos de expositores ABCCC: portão 17

Texto: Darlene Silveira/Ascom Expointer
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Comentários