Offline
MPRS instala Banco Vermelho como símbolo da luta contra a violência de gênero em Lajeado
Publicado em 21/08/2025 14:42
Justiça

Desde terça-feira, dia 20 de agosto, quem passa pela entrada do prédio das Promotorias de Justiça de Lajeado encontra um novo símbolo de conscientização: um Banco Vermelho. Ele foi instalado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à prevenção da violência contra a mulher.

A iniciativa integra o Projeto Banco Vermelho, que surgiu na Itália em 2016 e foi trazida ao Brasil no final de 2023. A proposta, de acordo com a promotora de Justiça Ana Emília Vilanova, consiste na instalação de bancos pintados de vermelho em espaços públicos, acompanhados de frases que convidam à reflexão sobre a violência de gênero e informações sobre canais de apoio às vítimas.

A cor vermelha representa o sangue derramado por mulheres vítimas de feminicídio. No Brasil, somente em 2024, quase 1,5 mil mulheres foram assassinadas em razão da condição de gênero — crimes motivados por violência doméstica ou por desprezo à figura feminina.

LEGISLAÇÃO

A ação da Promotoria de Justiça de Lajeado reforça o compromisso do MPRS com o enfrentamento à violência contra a mulher. O Banco Vermelho instalado no local é também uma forma de lembrar que o feminicídio é crime previsto pela Lei 13.104/2015, e que a Lei Maria da Penha é um instrumento fundamental para sua prevenção.

O projeto foi incluído formalmente entre as ações do Agosto Lilás pela Lei 14.942, de 31 de julho de 2024, fortalecendo sua relevância como política pública de conscientização e enfrentamento à violência de gênero.

MPRS 

Comentários