O governo do Estado, por meio da Defesa Civil, segue monitorando os temporais que atingem o Rio Grande do Sul neste fim de semana. São esperadas chuvas intensas, raios, queda de granizo e rajadas de vento, que podem ocorrer em diversas regiões, nas regiões Oeste e Central desde sábado (2/8) até domingo (3/8).
A Defesa Civil está mobilizada, prioritariamente, nas regiões das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil de Santa Maria e Uruguaiana, com gabinetes integrados nestes municípios. Em paralelo, trabalha em conjunto com as Secretarias da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança Pública, promovendo a integração entre áreas estratégicas na missão de resposta e restabelecimento dos municípios.
Por meio do Centro de Monitoramento, a Defesa Civil segue acompanhando as condições hidrológicas e meteorológicas, dialogando junto aos órgãos municipais dos locais afetados. Entre o final da tarde deste sábado (2/8) e madrugada de domingo (3/8), são esperados temporais severos no Oeste e Centro. Nestas regiões, são esperados vendavais localizados, com rajadas de vento que podem chegar aos 100 km/h associadas aos temporais, além da ocorrência de granizo grande, em alguns pontos.
Previsão meteorológica
Conforme previsão do Centro de Monitoramento da Defesa Civil, divulgada na última sexta-feira (1º), o fluxo de calor e a umidade vinda do norte do país, aliada à influência de uma área de baixa pressão e o avanço de uma frente fria, favorece a chegada de temporais acompanhados de queda de granizo, rajadas de vento fortes, chuva pontualmente forte e raios.
Neste sábado (2/8), o avanço de uma frente fria, aliado ao fluxo de calor e umidade vindos do norte do País, favorece a ocorrência de temporais com chuva moderada a forte, acompanhada por raios, além de temporais com queda de granizo. Os acumulados variam entre 10 e 40 milímetros por dia, podendo chegar aos 60 milímetros na região Central, parte do Sul e na Costa Doce. Já no Nordeste e Extremo Sul do Estado, não são esperados volumes significativos de chuva.
No domingo (3/8), o avanço da frente fria mantém o tempo instável em boa parte do Estado, provocando chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais com queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo atingir os 90 km/h, associadas aos temporais. Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia na Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Médio e Norte, Serra, Nordeste e Norte. No Centro e parte dos Vales, os acumulados variam entre 30 e 50 mm/dia, podendo alcançar pontualmente os 100 mm/dia nas Missões e Noroeste.
Na segunda-feira (4/8), ainda devem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios em áreas do Noroeste, Norte, Nordeste, Serra e Litoral Norte. Os acumulados variam entre 10 e 30 mm/dia, podendo alcançar pontualmente 50 mm/dia no Norte e Nordeste. Nas demais regiões do Estado, o tempo fica estável.
Texto: Ascom Defesa Civil
Edição: Secom
1. Aceguá
Município reportou queda de granizo na zona rural, causando danos em
telhados de residências.
2. Arroio Grande
Reportou ventos fortes ocasionaram danos em telhados de três residências.
3. Bagé
Reportou danos em telhados em três residências e uma árvore caída.
4. Candiota
Reportou destelhamentos e árvores caídas na zona rural.
5. Hulha Negra
Município reportou destelhamento na zona rural.
6. Jaguarão
Município reportou danos em telhado de uma residência.
7. Santana do Livramento
Município reportou danos em telhados e árvores caídas no centro da cidade.
8. São José do Norte
Município reportou danos nos telhados de residências.