Offline
PREFEITURA MOBILIZA EQUIPES PARA REPARAR DANOS CAUSADOS PELO CICLONE EM IMBÉ
Publicado em 29/07/2025 12:51
Imbé

A cidade de Imbé enfrenta transtornos provocados pelo ciclone extratropical que atingiu, entre outras regiões, o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Além dos problemas causados pelo forte vento na cidade, o aumento da força do vento em alto-mar causou ressaca do mar entre a noite dessa segunda (28) e a madrugada desta terça-feira (29).

Na área central, o mar avançou sobre a faixa de areia, atravessou o calçadão e invadiu a Avenida Beira-Mar. Em pontos da zona norte do município a água também chegou às ruas próximas da praia, paralelas à orla.

O nível do Rio Tramandaí também subiu. Com a força do vento, as águas invadiram o Guia Corrente, espalhando pedras e outros resíduos por um dos principais pontos turísticos da cidade. 

Durante a manhã, equipes da Prefeitura foram mobilizadas em diversas frentes para realizar a limpeza dos pontos mais afetados e o conserto dos estragos. Servidores das secretarias de Limpeza Urbana (SMLU) e de Obras e Viação (SMOV) atuam com máquinas para remoção da sujeira, enquanto as subprefeituras de Mariluz e Santa Terezinha concentram atenção para reparos nos bairros e balneários mais afastados do Centro.

Defesa Civil

De acordo com o secretário Vinícius Rebechi, titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trãnsito (SEMUSP-T) e coordenador da Defesa Civil de Imbé, cerca de 20 residências ficaram parcialmente destelhadas. O órgão recebeu também seis registros de árvores caídas e em torno de 30 notificações de postes tombados.

A Defesa Civil do município também registrou estragos na garagem da prefeitura. Segundo o secretário de Transportes, Oldair Arceno, seis veículos oficiais foram danificados após o telhado da cobertura desabar parcialmente. Apesar dos transtornos não houve registro de feridos.

Quem necessitar de auxílio pode acionar o contato (51) 3627-8296, que funciona para WhatsApp e ligações pelo aplicativo e também atende chamados para a Guarda Municipal de Imbé (GMI). O telefone 153, momentaneamente, passa por instabilidades.

Falta de energia

Parte da cidade está sem luz desde a manhã da segunda-feira. Com a queda de postes e rompimentos de cabos, há desabastecimento de energia em diversos bairros. Mais cedo, o prefeito Ique Vedovato cobrou da CEEE Equatorial uma atuação mais forte para restabelecer o serviço.

“Temos centenas de moradores sem luz há mais de 24 horas. Prometeram reforçar ainda mais as equipes. É inadmissível que não haja trabalho eficaz de prevenção e uma resposta rápida para situações extremas como essa. Entendo que a estrutura é defasada e os profissionais estão mobilizados para fazer o possível, mas a população não quer desculpas. Queremos ação”, disse Ique.

Sistema e serviços públicos

Não há alteração nos serviços presenciais prestados pelos órgãos públicos municipais. Já o sistema virtual vinculado ao portal imbe.rs.gov.br encontra-se instável por conta da oscilação dos serviços de internet e energia elétrica. 

Os servidores que mantém os serviços virtuais ativos foram transferidos para o Pronto Atendimento 24 Horas, que opera com um gerador de energia, mas ainda assim apresenta instabilidade em razão da rede de internet prejudicada.

Os telefones dos prédios públicos também estão temporariamente indisponíveis e, de acordo com a operadora de telefonia, não há previsão de restabelecimento.

TEXTO: Talis Ramon 

FOTOS: Ivan de Andrade 

 

 

 

Comentários