Offline
Guarda Municipal divulga números do primeiro semestre de 2025
Publicado em 22/07/2025 13:27
Imbé

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T) divulgou nesta semana, o balanço das ocorrências atendidas pela Guarda Municipal de Imbé (GMI) no primeiro semestre de 2025. Ao todo foram 1554 atendimentos. Destes, 116 resultaram em prisões.

Os registros que obtiveram maior demanda de atendimentos foram lesões corporais, com 42 ocorrências, crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, com 34 ocorrências, tráfico de drogas, com 20 registros e desinteligência entre partes, com 74 ocorrências. Destaque também para a recuperação de veículos roubados: foram três situações e, ainda, recaptura de foragidos, com nove acusados encaminhados ao sistema prisional.

Os dados também englobam os serviços internos e de apoio que a GMI realiza, como suporte em desfiles, solenidades, procissões, guarda em estabelecimento de ensino e instituições da cidade e apoio às demandas das secretarias e órgãos do Governo Municipal.

O comandante da Guarda Municipal e secretário adjunto da SEMUSP-T, Rafael Moura, enfatiza que os números desse primeiro semestre são os maiores já registrados desde a implantação da GMI, porém, esse número é creditado ao aumento da estrutura, que possibilita maior abrangência de atuação da corporação. Comprometimento, profissionalismo dos agentes e relação de confiança estabelecida com a comunidade também contribuem para o aumento das ocorrências, uma vez que a população sabe que terá suas demandas atendidas.

“O aumento dos índices no primeiro semestre desse ano tem relação com o aumento populacional por óbvio, mas a relação mais direta é com o aumento da estrutura da Guarda Municipal. Quanto mais agentes, mais viaturas rodando de forma simultânea, dando maior capacidade de atendimento, e isso se reflete nos números, pela rapidez e agilidade no atendimento. Outro detalhe, é que nós acabamos diminuindo as subnotificações, dando luz a situações que anteriormente, ficariam nas sombras pela capacidade de atendimento diminuta”, ressalta Moura.

Para o titular da SEMUSP-T, Vinícius Rebechi, o aumento do número de ocorrências tem relação direta ao aumento do efetivo da GMI que, hoje, consegue contemplar demandas que antes não conseguiam atender por conta do efetivo reduzido, que acabava deixando muitas frentes sem cobertura e sem registros.

“O efetivo da guarda está nas ruas garantindo a segurança da população. Hoje temos uma GMI treinada e preparada para agir na segurança da nossa cidade e dar suporte às mais variadas situações que eles lidam diariamente”, destaca Vinícius.

O prefeito Ique Vedovato atenta que a confiança que a população tem na GMI faz com que as ocorrências, antes não denunciadas, sejam registradas por conta da efetividade da corporação.

“A Guarda Municipal tem desempenhado um papel de extrema relevância para a nossa população. Seja dando suporte à ações da Brigada Militar, Polícia Civil ou no policiamento ostensivo que realiza pelas ruas. Dificilmente tu sai para a rua e não passa por uma viatura da GMI. O aumento no efetivo, aliado aos treinamentos regulares que os agentes recebem, traz dinamismo e agilidade no atendimento das ocorrências. Hoje, a cidade conta com uma cobertura efetiva e ágil da nossa guarda”, afirma Ique.

A Guarda Municipal de Imbé trabalha 24 horas por dia com uma Central de Operações e câmeras de segurança espalhadas pela cidade, além de realizar o atendimento permanente através do telefone 153, que recebe ligações gratuitas de qualquer telefone fixo ou celular.

Márcio Sardá/Assessor de Imprensa/Prefeitura de Imbé 

Comentários