Protesto no Instituto de Educação General Flores da Cunha | Foto: Mauro Schaefer
Um protesto em frente ao Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em Porto Alegre, mobilizou nesta quinta-feira à tarde dezenas de alunos e pais da comunidade escolar. Especialmente motivado por um acidente de lesão corporal de um estudante durante um jogo na gincana que acontece no IE, e alegando falta de pronto atendimento ao caso, o grupo aproveitou o ato para cobrar problemas que relacionam à direção da escola e à Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
Isadora Trajano, advogada da família do aluno lesionado, informou que ele teve o intestino afetado, e passou por cirurgia de emergência. No protesto – também com escolares em defesa da continuidade da gincana –, a advogada disse que o ato foi o ápice de outras demandas ligadas ao funcionamento e à estrutura do IE. E citou dificuldades, como: parte do prédio escolar atualmente ser ocupado por setores da Seduc; alimentação do turno integral implementada sem o devido planejamento; uniformes entregues com atraso; ou falta de comunicação com a direção. "Os pais, hoje, não têm nenhum acesso e diálogo com a direção escolar”, completou.
No local, a deputada estadual Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, explicou que a falta de interlocução, questões estruturais, de pessoal e intervenção da Seduc na escola são problemas centrais. Lembrou que, neste mês, em audiência pública, representantes de pais apresentaram as dificuldades que encontram no IE e reivindicações, a parlamentares da Comissão. E o grupo de pais entregou o relato em documento, que Sofia revela ter enviado à Seduc e à Defensoria Pública, que já realizou visita técnica à escola.
Em nota, a Seduc informou que acompanha o caso junto à sua 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que atende as escolas estaduais em Porto Alegre. Aponta que o Núcleo de Cuidado e Bem-Estar Escolar atua no IE, e que já foi aberta uma apuração interna para averiguação dos fatos.
Correio do Povo Rs