As "canetas emagrecedoras" contém um composto chamado semaglutida e são prescritas para pacientes com diabetes tipo 2 - (crédito: Chemist4U/CC-BY-S.A-2.0)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu na última quarta-feira (16/4) tornar obrigatória a retenção de receita médica na venda de remédios conhecidos como canetas emagrecedoras, tais quais Ozempic, Saxenda e Wegovy. A medida começará a valer 60 dias após sua publicação, que deve ocorrer nos próximos dias.
Com a decisão, as farmácias deverão reter a receita no ato da compra. Antes, a venda era realizada somente com a apresentação do documento.
Para serem aceitas nas drogarias, as receitas deverão ter validade de 90 dias e terem duas vias. O receituário deverá ser registrado no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).
A Anvisa informou que a restrição foi aprovada por conta do número elevado de eventos adversos relacionados ao uso indiscriminado dos remédios sem orientação profissional.
As "canetas emagrecedoras" contêm um composto chamado semaglutida e são prescritas para pacientes com diabetes tipo 2. Como efeito colateral, provocam a perda de peso, que passou a ser procurada por consumidores sem acompanhamento médico.
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.