O aplicativo EcoCidade, desenvolvido por professores e alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi apresentado, nesta quarta-feira (02), para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leandro Espíndola, e ao titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA), Gilcimar Amando.
O aplicativo tem como objetivo tornar as cidades mais sustentáveis, através de uma melhor gestão de resíduos, facilitando a separação e o descarte correto, além de informar e educar de forma acessível. O EcoCidade ainda conta com mapas interativos que indicam a área da coleta seletiva e pontos de entrega voluntária, com os locais adequados para descarte, tornando o processo mais organizado e acessível.
O software foi desenvolvido pela professora, especialista em gestão de resíduos, Gabriela Pereira da Silva Maciel, do curso de Engenharia de Gestão de Energia da UFRGS, e os alunos Ana Júlia Centenaro, graduanda do curso de Desenvolvimento Regional, e William Lopes Gomes e Giulia Mendes Rochel, ambos do Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
“É um tema muito importante, por isso continuaremos o diálogo sobre o aplicativo e, futuramente, levar uma proposta de valores ao prefeito Ique Vedovato”, afirmou o secretário Gilcimar Amando.
José Luiz Filhos/Assessor de Imprensa/Prefeitura de Imbé