Em Sapiranga, lonas foram entregues para as famílias que tiveram as casas destelhadas | Foto: Vitor Carvalho / Prefeitura de Sapiranga / CP
A virada no tempo na tarde de sábado, com chuva intensa e ventos fortes, em um curto período, provocou danos e estragos pontuais em cidades da Região Metropolitana. A Defesa Civil de Sapiranga registrou 62 mm de chuva, ventos fortes e queda de granizo. O grande volume de água em pouco tempo resultou em pontos de alagamentos em algumas vias da cidade. Ao menos seis ocorrências de destelhamentos parciais de casas foram registradas. Lonas foram fornecidas pelas equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e Guarda Municipal como medida mais urgente. Foram necessárias remoções de galhos de árvores que obstruíram vias. Ninguém ficou ferido.
Em Novo Hamburgo também teve transtornos pontuais. De acordo com a prefeitura, o local mais afetado, a Rua Bruno Werner Storck, no bairro Canudos, teve ações emergenciais realizadas entre o final da tarde e a madrugada de domingo. Também ocorreram registros de alagamentos isolados nos bairros Liberdade, Industrial e Centro. O prefeito Gustavo Finck esteve na região acompanhando as atividades de desobstrução da tubulação.
Em Cachoeirinha, 18 ruas ficaram por cerca de meia hora intransitáveis em razão do acúmulo de água na pista. Também houve pontos de alagamento isolados, com registros de água invadindo residências. Por isso, a Prefeitura providenciou logo após o temporal a distribuição de material para limpeza e alguns colchões. Não houve situação de destelhamento, desalojados e desabrigados
Em Campo Bom, a grande precipitação de chuva, provocou ocorrências de alagamentos especialmente nos bairros Operária e Centro. A Defesa Civil do município registrou ainda algumas árvores caídas, dois destelhamentos de residência e dois registros de deslizamento de terra. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Fiscalização de Trânsito trabalham incansavelmente para normalizar a situação nos locais afetados.
Fernanda Bassôa/CP