A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) iniciou as atividades de diagnóstico da arborização nas ruas do município, dentro do Plano de Arborização Urbana. Os técnicos estão coletando dados de identificação das espécies, porte, estado sanitário e identificam locais para novos plantios de mudas, critérios para as podas e remoções de árvores no município e transplante de exemplares de figueiras.
O objetivo do Plano de arborização é aumentar e qualificar a arborização de Imbé, em praças e avenidas, erradicar as invasões de pinus e substituir, progressivamente, as casuarinas por espécies nativas. Aroeira Vermelha, Araçás, Ingás, Butiás e outras espécies de valor ornamental e suporte de fauna farão parte das novas mudas que serão plantadas. A ideia vem sendo uma das principais pautas ambientais estipuladas pelo prefeito Ique Vedovato.
O engenheiro florestal da SEMMAPA, Saulo Barbosa, destaca que a arborização urbana tem grande importância no bom planejamento da cidade e na melhoria das condições de vida, pois além da função estética, paisagística, de embelezamento e valorização das cidades, a presença de árvores proporciona diversos benefícios para uma boa qualidade ambiental e de saúde das pessoas.
Primeiramente, está sendo realizado um diagnóstico da vegetação atual existente nas ruas do município, avaliando a composição de espécies, adequação de tamanhos, estado fitossanitário e grau de infestação de espécies exóticas, para conhecimento dos problemas e determinação da necessidade e abrangência as ações de manejo e ampliação da cobertura vegetal. Posteriormente haverá uma etapa de planejamento de ações e escolha de espécies. As ações de plantio já foram iniciadas e se intensificarão ao longo deste e do próximo ano.
Márcio Sardá/Imprensa Prefeitura de Imbé