Offline
CAPE inicia projeto de fonoaudiologia nas escolas municipais de Tramandaí
Tramandaí
Publicado em 25/05/2024

A Administração Municipal de Tramandaí tem um grande compromisso com a educação. Isso tem contribuído para o crescimento socioeconômico e cultural da cidade, preparando melhor as crianças e jovens para os desafios futuros.

Visando ampliar as ações, está sendo promovido o Projeto Fonoaudiologia Educacional nas Escolas. A atividade é realizada pela Secretaria de Educação e o CAPE - Centro de Atendimento Preventivo aos Educando, atuando em situações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita ), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

Serão atendidas as 11 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, 7 Escolas Municipais de Educação Infantil e 6 Escolas de Educação Infantil conveniadas à Prefeitura.

O projeto acontecerá em dois momentos:

Primeiro momento: Serão atendidos no período de triagem 261 estudantes de 16 de maio à 20 de junho de 2024.

Segundo momento: Espaço de diálogo com os educadores dos 1° e 2° anos, com roda de conversa, escuta das dúvidas e demandas do corpo docente e equipe técnica escolar.

Também será realizado encontro com a explanação dos seguintes tópicos: hierarquia de aquisição de fonemas, principais trocas de fala, hábitos deletéricos e uso excessivo de telas influenciando na interação social.

Os alunos triados serão classificados em demanda imediata, reavaliação em 6 e 3 meses e alunos que não necessitam do atendimento.

O CAPE está localizado na Avenida Atlântica, n° 1805 e tem atendimento de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, equoterapia e AEE (atendimento educacional especializado).

Texto: Alanna Hanna (ASCOM)

Foto/imagem: PMT

Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)

Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS

Comentários