A Prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria de Saúde, alerta sobre as ações de conscientização e combate ao mosquito da espécie Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Nesta semana os fiscais da Vigilância em Saúde estiveram circulando em pontos da cidade, verificando possíveis focos do inseto, além de orientar moradores e comerciantes sobre os cuidados e prevenção.
A Dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde registrou o primeiro caso da doença no Brasil em 1981.
Portanto:
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada.
- Guarde garrafas de cabeça para baixo.
- Encha de areia as bordas dos pratinhos de vasos de plantas.
- Não deixe acumular água em pneus, calhas e lajes.
A Dengue clássica tem sintomas como febre alta já de imediato, com temperaturas acima de 38,5ºC, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. São sintomas comuns também calafrios, náuseas e vômitos.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém indivíduos com condições preexistentes com as mulheres grávidas, lactentes, crianças (até 2 anos) e pessoas acima dos 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações pela doença.
Para denúncias e informações entre em contato com o CEMUVS por meio do WhatsApp - 51 99527-0253.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: PMT
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS