Nesta segunda-feira (25), um novo ciclone extratropical se forma ao largo da costa do Rio Grande do Sul (RS). Associado a este sistema, também haverá a formação de uma nova frente fria.
Com isso, grandes e fortes áreas de instabilidade são previstas para se formar sobre a Região Sul neste Natal (atuando por algumas localidades já na madrugada e começo da manhã). Há condições de temporal (chuva intensa que acumula volumes elevados em curto período, raios, granizo e fortes rajadas de vento) nos três estados.
A previsão é de que as áreas mais atingidas por grandes temporais sejam as do centro-norte, oeste e noroeste do RS (incluindo também a região serrana gaúcha), o centro-oeste de Santa Catarina (SC), a serra catarinense e o sul e o sudoeste do Paraná (PR).
Ainda assim, todas as outras áreas do Sul do Brasil, inclusive as capitais (sobretudo Porto Alegre), também estão sujeitas a eventos de chuva forte, raios e ventania.
Durante os temporais, algumas localidades podem registrar rajadas de vento que superam os 70 km/h. Além disso, também há previsão para rajadas frequentes e fortes em grande parte da Região, por causa da atuação do ciclone extratropical.
No litoral gaúcho, nas áreas serranas do RS e de SC e no litoral sul catarinense, as rajadas podem superar os 90 km/h no decorrer do dia.
A Climatempo alerta para o risco de enchentes e/ou enxurradas, queda de galhos e/ou árvores e destelhamentos.
Também por causa do ciclone, o mar fica bastante agitado e há previsão de ressaca a partir da noite entre o Chuí (RS) e Florianópolis (SC), com ondas de 2,5 a 3,0 m de altura.
Climatempo