O prefeito Ique Vedovato assinou na última semana o termo de adesão do município de Imbé à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O governo, que havia apresentado um plano de ação ao Ministério da Cultura, recebeu confirmação de disponibilização de recurso de quase R$ 213 mil para o setor.
De acordo com o assessor executivo do governo, Lino Moura, o próximo passo é a elaboração de editais de chamamento para os agentes culturais de Imbé, dos diferentes segmentos da cultura, para que apresentem seus projetos.
Segundo ele, entre as possibilidades de uso dos recursos, está a realização de programas, projetos e ações visando à difusão de obras de caráter artístico e cultural; apoio a produções audiovisuais e jogos eletrônicos; exposições, festivais, festas populares, feiras e espetáculos; cursos de formação para profissionais da cultura, estudos e pesquisa nas diversas áreas culturais, entre outras iniciativas.
“O Departamento de Cultura, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, definirá os parâmetros para a elaboração dos editais e a destinação dos recursos. Nos próximos dias, deverão ser pagos aos agentes culturais inscritos na Lei Paulo Gustavo os valores dos projetos inscritos. Os recursos ultrapassam os R$ 230 mil. É o município de Imbé apoiando a cultura”, afirmou Lino.
Foto: Talis Ramon