Sâmia foi a segunda mulher mais votada pelo Psol e a quinta deputada mais votada do Estado de São Paulo - (crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)
Foto de perfil do autor(a) Correio Braziliense
Correio Braziliense
Nome de atuação marcante no Congresso Nacional, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) tornou-se destaque no noticiário de segurança pública devido a uma tragédia familiar. Na madrugada desta quinta-feira (5/10), três médicos ortopedistas foram mortos a tiros em um quiosque da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Entre as vítimas está Diego Ralf Bomfim, irmão da parlamentar.
O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, e a princípio a linha investigativa é de que o médico Perseu Ribeiro poderia ter sido confundido com filho de miliciano, mas outras causas também serão apuradas pela polícia.
Linha de investigação apura se médico foi confundido com filho de miliciano
Suplicy: apuração da morte de Diego deve verificar conexão com Marielle
Recentemente, a deputada Sâmia Bomfim registrou boletim de ocorrência contra ameaças de morte proferidas a ela e a família dela, inclusive com “requintes de crueldade”.
Quem é Sâmia Bomfim?
Eleita pelo estado de São Paulo, a deputada federal do Psol está no segundo segundo mandato na Câmara dos Deputados. Na política, também atuou como vereadora de São Paulo entre 2016 e 2018. Formada em letras pela Universidade de São Paulo (USP), Sâmia ganhou destaque no campo progressistas após protestar contra o então prefeito de São Paulo, João Doria, em 2016, quando o tucano anunciou um programa para distribuir farinata — feita a partir de restos de comida, como arroz, feijão e batata — para alimentar pessoas pobres.
Sâmia foi a segunda mulher mais votada pelo Psol e a quinta deputada mais votada do Estado de São Paulo. Além disso, é conhecida como uma das vozes mais atuantes no Congresso Nacional sobre a pauta feminista. Sâmia tem uma atuação marcante contra pautas de extrema-direita e tem um perfil combativo contra a ala bolsonarista do Congresso Nacional.
Sâmia Bomfim sobre bate-boca em CPI do MST: "Não será o mesmo clima de ontem"
Sâmia aciona PGR após Eduardo Bolsonaro comparar professor a traficante
A deputada tem um relacionamento desde 2019 com o também deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) e juntos tem um filho de dois anos. As ameaças recebidas por Sâmia, inclusive, também eram direcionadas a Glauber e também ao filho deles.
Na Câmara, ela é vice-líder do Bloco Federação PSOL-REDE, desde agosto de 2023. Desde maio também ocupa o cargo de 3º Coordenador Adjunto na Coordenadoria dos Direitos da Mulher.
Correio Braziliense