Os contribuintes de Imbé que se enquadram nos requisitos para garantir a isenção do pagamento do IPTU 2024 devem ficar atentos: o prazo final para o requerimento termina no dia 31 de agosto.
A solicitação deve ser feita no Setor de Arrecadação, localizado no Centro Administrativo Municipal. Para receber o benefício, é necessário que o contribuinte possua um único imóvel e resida no município. De acordo com a Lei Municipal n° 2354/23, será concedida isenção parcial ou total para contribuintes aposentados, pensionistas, órfãos menores não emancipados, maiores de 65 anos (se homens) e de 60 anos (se mulheres) que se enquadrem em ao menos uma das seguintes condições:
- 100% de isenção: contribuintes que não sejam casados, bem como não estejam em união estável, cuja renda não ultrapasse 1,5 salários mínimos;
- 100% de isenção: contribuintes casados ou em união estável, cuja renda do casal não ultrapasse 2,5 salários mínimos;
- 50% de desconto: contribuintes que não sejam casados, bem como não estejam em união estável, cuja renda não ultrapasse 2,5 salários mínimos;
- 50% de desconto: contribuintes casados ou em união estável, cuja renda do casal não ultrapasse 3,5 salários mínimos.
- 100% isenção: contribuintes que sejam integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade social, e que estejam cadastrados em programas sociais do Governo Federal, cuja renda per capita não ultrapasse meio salário mínimo;
- 100% isenção: contribuintes deficientes físicos com redução de capacidade de trabalho e/ou seu responsável legal cuja renda mensal, em qualquer das hipóteses, não ultrapasse cinco salários mínimos;
- 100% isenção: contribuintes portadores de doença grave que reduza a capacidade de trabalho e/ou seu responsável legal cuja renda mensal, em qualquer das hipóteses, não ultrapasse cinco salários mínimos.
O prefeito Ique Vedovato frisa que o IPTU representa uma fatia importante do orçamento municipal que é revertida em melhorias para a população, mas salienta que os casos de isenção previstos em lei são garantidos pelo governo municipal.
“A Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Estratégico (SEFIPE), através do secretário Elton Kieser, está a disposição para orientar o contribuinte que se enquadre num dos critérios para que tenha acesso à condição de isenção total ou parcial”, garante Ique.
A documentação necessária, que pode ser consultada na legislação, também pode ser buscada diretamente no Setor de Arrecadação, localizado no Centro Administrativo Municipal, que fica na Avenida Paraguassú, n° 1144, ou através do telefone (51) 3627-8216. O mesmo número recebe mensagens de texto através do aplicativo WhatsApp.
Thaynara da Rosa