O governo municipal finalizou na última sexta-feira (04) os últimos detalhes da elaboração do edital de abertura do concurso público para a Guarda Municipal de Imbé (GMI). O prazo para inscrições será aberto nesta terça-feira (08). A definição ocorreu após reunião do prefeito Ique Vedovato com os secretários Vinicius Rebechi, titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), e Leandro Luz, da Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência (SMCT), juntamente com a corregedora da GMI, Luanda Silveira, e o assessor executivo do governo, Rodrigo Pereda.
Serão 10 vagas para contratação imediata e mais preenchimento de cadastro reserva. Da cota total, 10% será reservada para pessoas com deficiência (PCDs) e outros 10% para mulheres. As inscrições deverão ser feitas até dia 1° de setembro exclusivamente pela internet, no site da Fundatec, banca organizadora do concurso. A SEMUSP-T disponibilizará, em sua sede, computadores para quem não conseguir realizar a inscrição.
Os pré-requisitos para quem deseja se candidatar é ter entre 18 e 40 anos, Ensino Médio completo e carteira de habilitação categoria AB. Homens devem ter altura mínima de 1,65m, enquanto para mulheres a estatura mínima exigida é de 1,60m. A taxa de inscrição terá custo de R$ 135 e as provas serão aplicadas no dia 1° de outubro.
Além da prova objetiva, os candidatos aprovados e nomeados serão submetidos a uma série de procedimentos, como inspeção de saúde preliminar, exame toxicológico e teste de aptidão física, além de avaliações psicológicas específicas para o cargo e para porte de arma. Eles também passarão por pesquisa social e documental.
A remuneração inicial prevista é de R$ 2.025,31, com benefícios como adicional de 70% por risco de vida e vale-alimentação. A carga horária semanal é de 40 horas e será definida mediante escala de serviços, a critério da corporação.
“Trabalhamos incansavelmente nos últimos dias para finalizar os procedimentos necessários junto à banca organizadora e, finalmente, providenciar a publicação do edital. No primeiro concurso, realizado em 2018, tivemos cerca de 2,7 mil inscritos. Nossa expectativa é que este concurso, por toda a estrutura que nossa Guarda Municipal possui e oferece aos agentes, tenha mais de 3 mil candidatos”, projeta o secretário Vinicius.
“Nosso governo identificou a necessidade de realizar um novo certamente a partir da saída de alguns profissionais, que já haviam prestado concurso para outros lugares e agora foram aprovados, e também com base na nossa ideia de ampliar ainda mais a estrutura de segurança pública da nossa cidade, dentro do nosso programa Imbé Ainda Mais Seguro”, afirma o prefeito Ique Vedovato.
TEXTO: Talis Ramon