A Secretaria da Saúde de Osório, representada pelo Secretário da Saúde Danjo Renê, conquistou o 1° Lugar na 18° Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, realizada em Goiânia/GO, na categoria experiências exitosas do Estado do Rio Grande do Sul, durante o 37° Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. O trabalho apresentado foi de autoria do coordenador do CAISE, Felipe Garrai e coautoria da psicóloga Caroline Brasil.
O projeto campeão foi sobre o CAISE: Uma Experiência Clínico-Institucional em cogestão entre a Saúde e Educação. O CAISE tem como objetivo garantir aos alunos da educação especial ou em investigação de hipótese diagnóstica que os incluam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), das escolas de Osório, melhores perspectivas de aprendizagem, inclusão social, cultural, intelectual, e o desenvolvimento das habilidades funcionais e emocionais, proporcionando o desenvolvimento da saúde física e mental dos educandos visando seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e social/cultura. O CAISE também assegura que o educando seja atendido pela equipe multiprofissional conforme avaliação de suas necessidades terapêuticas e plano terapêutico singular (PTS) pela equipe, bem como fornecer laudo médico e contra referir para outros serviços da rede de atendimento à saúde integral quando necessário.
Ao todo, foram 271 experiências estaduais inscritas e 36 foram selecionadas para a etapa nacional, sendo o município de Osório vencedor do 1° lugar.
Instituído no município de Osório, o CAISE - Centro de Atendimento Integrado à Saúde do Educando, sancionado através da Lei Municipal Nº 6.503, de 30 de julho de 2021, foi inaugurado em abril de 2022. Conta com uma equipe multiprofissional formada por psicóloga, fonoaudiólogas, neurologista, terapeuta ocupacional, psicopedagoga e coordenação técnica, além de diversos estagiários de diferentes áreas. Após um ano de sua inauguração foram realizadas 5.516 consultas e transitaram pelo serviço um total de 503 educandos. Parte significativa do público-alvo de atendimento do CAISE são educandos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas do município. A porta de entrada ao CAISE se dá através do encaminhamento das escolas, posterior a investigação da professora de educação especial e/ou equipes pedagógicas.
O secretário da Saúde Danjo Renê, destaca a importância do trabalho desenvolvido na saúde do município de Osório. “Com muita alegria estamos trazendo esse título para Osório. Aqui temos SUS, saúde de qualidade e atendimento humanizado para toda a população osoriense”, finaliza o secretário.
Texto: Amanda Ferrari
Foto: Divulgação