Nesta quarta-feira, dia 5, foi celebrado o aniversário de 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos, no Largo dos Estudantes Sônia Chemale. O evento de comemoração contou com as apresentações do Coral Municipal, da Banda Municipal e com a contação de histórias com a escritora Rosane Castro. A Biblioteca Pública foi criada pelo decreto n° 35 de março de 1943, registrada no Instituto Nacional do Livro (INL), sob o número 1.085. Na época o prefeito era Juvenal José Pinto. Ela passou a ser denominada Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos em 5 de julho do mesmo ano pelo decreto n° 55.
Atualmente, o acervo conta com 25.000 registros bibliográficos e 7.800 usuários cadastrados. A Biblioteca desenvolve atividades culturais junto à comunidade e as escolas com o objetivo de promover e incentivar a leitura. A equipe da Biblioteca é formada por 1 bibliotecária, 4 auxiliares de biblioteca e 1 servente.
Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Roger Caputi, a Primeira-Dama Carine Azeredo, o secretário de Educação Dilson Maciel, vereadores Ed Moraes e João Pereira, assessora de Cultura Karla Janayna, além de escritores osorienses.
O Prefeito Roger destaca a importância da literatura na formação integral das pessoas. “A Biblioteca ocupa um papel essencial no desenvolvimento de crianças e adolescentes, que através da leitura e da escrita desenvolvem habilidades e estimulam a criatividade, e alçam grandes voos através da educação. É gratificante estarmos reunidos comemorando essa data tão importante. A Biblioteca é um patrimônio histórico que está passando por reformas e em breve estará aberta à população, finaliza o Prefeito Roger Caputi.
O secretário de Educação Dilson Maciel ressalta a história da instituição que completa 80 anos. “A Biblioteca é de suma importância para todos que de alguma forma estão conectados a literatura. No momento as instalações do prédio estão passando por reforma para melhoria do espaço”, frisa o secretário.
Texto: Pietro Marques e Amanda Ferrari
Fotos: Pietro Marques