Offline
Hemocentro do Rio Grande do Sul mobiliza doadores de sangue no Junho Vermelho
Saúde
Publicado em 14/06/2023

Os grupos Doutores do Amor e Esquadrão da Alegria participam das ações de mobilização de doadores - Foto: Divulgação SES

No Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6), a iniciativa de duas estudantes da área da saúde, Sofia dos Santos e Ellen da Silva, é um exemplo a ser seguido e prestigiado. Por meio da Liga Acadêmica da UniRitter, elas conseguiram mobilizar um grupo de 13 pessoas para doarem sangue no Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs). 

Para elas, o ato é uma forma de fazer algo importante para quem precisa. “Uma pessoa doando sangue vai salvar quatro vidas, pelo menos. É especial saber que estamos ajudando outras pessoas. Conseguimos reunir um bom número de doadores”, disse Sofia. 

De janeiro a junho de 2023, o Hemorgs recebeu 6.245 doações. No mesmo período, em 2022, foram 7.218 doações, ou seja, 973 coletas a mais. A assistente social do Hemocentro, Gesiane Almansa, explica que a diminuição de doadores se deve a mudanças climáticas repentinas, resfriados, gripes e até mesmo ao uso de medicamentos que podem deixar muitos doadores inaptos temporariamente. Ela lembra ainda que a população em geral está desinformada sobre a necessidade diária de doações para a manutenção dos estoques de hemocomponentes em níveis adequados. 

Diante desse cenário, o Hemorgs continua solicitando doações de sangue de todos os tipos, especialmente O+ e O-. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na avenida Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon, em Porto Alegre.  

Os interessados podem agendar a doação pelo site da Secretaria da Saúde (SES) ou por mensagem de WhatsApp para o número (51) 98405-4260. O agendamento pode ser feito para grupos ou individualmente. Quem não for da capital pode doar no hemocentro mais próximo de sua casa.

Sofia (E) e Ellen mobilizaram doadores de sangue por meio da Liga Acadêmica da UniRitter - Foto: Ana Imperatore/Ascom SES

Junho Vermelho 

A programação do Hemocentro para celebrar o Junho Vermelho inclui iluminação de prédios em diversos locais do Estado, palestras de conscientização em empresas e escolas, participação dos grupos Doutores do Amor e Esquadrão da Alegria doando sangue, parcerias em campanhas e atrações culturais no pátio do Hemorgs. 

Na quarta-feira (14/6), às 14h, haverá uma apresentação da bailarina Julia Franco, do Espaço Multicultural. A Banda da Brigada Militar se apresenta na sexta-feira (16/6), às 10h.

Para agendar palestras de técnicos do Hemorgs em empresas ou escolas, bem como a doação para grupos, é necessário entrar em contato com a equipe de captação por telefone ou por mensagem de WhatsApp. 

Doação de sangue 

Atualmente, o Hemocentro distribui sangue e derivados para cerca de 40 hospitais. São necessárias em torno de 100 bolsas de sangue doadas todos os dias para suprir a demanda. Uma doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. 

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, devido a acidentes, cirurgias ou outras situações clínicas.  

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para reposição de estoques. O sangue não tem substituto e, por isso, a doação voluntária é fundamental. 

Requisitos para doação:

estar em boas condições de saúde; 

apresentar documento oficial de identidade com foto; 

ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;

pesar no mínimo 50 kg, com desconto do peso das roupas; 

ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;

não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; 

não fumar pelo menos duas horas antes da doação. 

Texto: Ascom SES

Edição: Secom

Comentários