O apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira, da Igreja Mundial do Poder de Deus /Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress
A Justiça paulista determinou que a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, desocupe o imóvel onde funciona a sua sede na cidade de Guarulhos (SP). A ordem de despejo foi dada pelo juiz Artur Pessoa de Melo Morais, que já autorizou, inclusive, o arrombamento do templo, com apoio da polícia, caso a determinação não seja cumprida.
O imóvel foi alugado pela igreja em outubro de 2021 por um valor mensal de R$ 55 mil. A Igreja Mundial, no entanto, não fez todos os pagamentos acordados com a TRV Administração e Participação, proprietária do imóvel. A dívida é calculada hoje em cerca de R$ 157 mil.
A Mundial se defendeu no processo argumentando haver um "excesso" na cobrança, uma vez que a empresa locadora não teria contabilizado todos os pagamentos efetuados.
Disse à Justiça passar por dificuldades financeiras, principalmente em razão do longo período de pandemia. Afirmou ser uma instituição religiosa sem fins lucrativos e que depende inteiramente da ajuda dos fiéis para se manter.
A Justiça deu razão à empresa TRV, e a Igreja não pode mais recorrer, pois o processo já transitou em julgado.
Fundada em Sorocaba em 1998 por Valdemiro, um dissidente da Igreja Universal, a Mundial tem cerca de 6 mil templos, de acordo com o seu site na internet.
Por conta da crise financeira, a igreja é alvo atualmente de centenas de ações de cobrança.
Fonte: UOL Notícias/Rogério Gentili