A síndrome de Fibromialgia se manifesta por meio de dores no corpo todo, principalmente na musculatura. Uma doença que afeta 2,5% da população mundial, somente no Rio Grande do Sul são 250 mil portadores da FM. Outro dado que chama atenção é que a cada 10 pessoas diagnosticadas, em média oito são mulheres.
Hoje nós abrimos espaço na comissão de saúde para debater o assunto, para que possamos, juntos, construir políticas públicas eficientes e assertivas para o problema. O Intuito é implementar ações no Estado que prevejam além do diagnóstico e tratamento eficientes, a conscientização por parte da população de que o problema existe e que precisamos acabar com qualquer tipo de preconceito.
Da mesma forma precisamos promover treinamentos aos profissionais de saúde que atendem essa população para que encaminhem o tratamento da forma correta e façamos uma rede de atendimento com profissionais de diferentes especialidades.
Precisamos estar preparados enquanto sociedade, para termos um olhar tecnicamente efetivo no tratamento e humanizado no atendimento dessas pessoas.
Agradecer ao Deputado @valdeci13rs que propôs a audiência na Comissão de saúde, todas as entidades que participaram de forma presencial e on line das mais de três horas de audiência, em especial à defensoria Pública, a @fibromialgiasm e à secretaria de saúde do Estado que estiveram conosco, além de vereadores e deputados estaduais.
Estamos Juntos nesta causa.
O trabalho não pode parar