A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sediou, na quarta-feira (26), uma reunião com a Comissão Intergestores Regional (CIR), representada pelos secretários de saúde do Litoral Norte, Região Bons Ventos e Belas Praias, conjuntamente com a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), para discutir temas importantes à área.
Dentre os assuntos abordados, destacam-se a avaliação dos índices de saúde e o alcance de metas dos indicadores do primeiro trimestre de 2023. Os secretários debateram a necessidade de avaliar constantemente os resultados das políticas públicas de saúde e adotar medidas para garantir a melhoria dos indicadores e o alcance das metas estabelecidas.
Outro tema em pauta foi a regulação de consultas na região, que visa garantir o acesso da população a atendimentos médicos especializados. Os secretários destacaram a importância de regulamentar o atendimento para garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
Além disso, foi discutido o contrato para prestação de serviço do Hospital Santo Antônio da Patrulha na parte ginecológica, com o objetivo de garantir a continuidade do atendimento especializado para mulheres na região.
A criação de grupos de trabalho também foi tema de discussão. Os secretários concordaram que é fundamental criar grupos de trabalho para discutir temas específicos e propor soluções para os desafios enfrentados pela área da saúde.
Também foi apresentada a proposta de criação de um Centro de Atendimento Integrado em Saúde (CAS TEAcolhe), que terá como objetivo oferecer atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os secretários destacaram a importância da iniciativa e se comprometeram a apoiar a criação do centro. Imbé manifestou interesse em sediar o CAS TEAcolhe, em iniciativa do prefeito Ique Vedovato e da secretária Magda Dörr.
A titular da SMS reforçou a importância da CIR para garantir a integração entre as esferas governamentais e promover a cooperação entre as cidades na busca por soluções para os desafios enfrentados pela área da saúde.
Foto: Thaynara da Rosa