Offline
VII Conferência de Saúde de Imbé debateu cuidados com a mente e controle social
Imbé
Publicado em 31/03/2023

O fortalecimento da saúde mental e do controle social em Imbé foi o tema central da VII Conferência Municipal de Saúde, realizada nessa quinta-feira (30), no plenário da Câmara de Vereadores. Dezenas de pessoas, entre moradores, servidores e convidados, prestigiaram o evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Presente no evento, o então prefeito em exercício Régis Cacetinho destacou o trabalho das equipes de saúde do município e lembrou que a conferência é uma oportunidade para debater temas importantes e propor soluções.

“Acredito que essa conferência traz um tema de extrema importância. E aqui é o local adequado para se debater as melhorias na área da saúde, uma reunião com quem faz a gestão da saúde. Enquanto gestores públicos, sabemos que não somos perfeitos, que temos deficiências, mas também temos certeza que o município cumpre suas obrigações constitucionais e, inclusive, vai muito além disso”, disse 

Durante a sua fala, a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Magda Dörr, lembrou que o período da pandemia impactou negativamente no trabalho da saúde mental do município, mas ressaltou que a área da saúde mental do nosso município trabalha incansavelmente, dia e noite, para poder dar conta de tudo.

A secretária pontuou ações conduzidas pela pasta na área da saúde mental, como os grupos que atendem crianças, jovens, adultos e idosos em relação a temas como autismo, ansiedade, depressão e vivência do luto, por exemplo.

“Nós temos cinco psicólogos para atender um município de aproximadamente 22 mil habitantes. Desses, um deles atende exclusivamente crianças. Fazemos o acolhimento de todos os pacientes e direcionamentos para o atendimento especializado”, explica.

Magda também adiantou que, a partir da próxima segunda-feira (03), a Academia da Saúde, localizada no Centro, passará a ofertar uma programação de terapias alternativas, como ioga, reiki, meditação, dança circular, constelação familiar, entre outras, com demanda livre.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Paulo Pereira, fez a abertura oficial do evento. Ele agradeceu a presença das autoridades e reforçou que a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal.

“Estamos fazendo o nosso melhor para a comunidade. E é de extrema importância a participação da população nas conferências e também nos órgãos de controle social, nos conselhos e nas audiências públicas”, disse Pereira.

Programação

A primeira palestra da tarde foi conduzida pelo psicólogo Maurício Garcia, especialista em saúde mental da Secretaria Estadual da Saúde. Na sequência, a secretária de saúde de Imbé fez uma apresentação sobre os serviços de saúde mental oferecidos à população da cidade.

Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho que abordaram temas como a garantia de direitos, a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas. Os eixos temáticos foram debatidos com o grande grupo, onde cada relator abordou falas e propostas extraídas de cada grupo de trabalho.

Antes do encerramento do evento, 12 participantes, divididos pelos segmentos de usuários, trabalhadores e integrantes da gestão, foram escolhidos como delegados titulares e suplentes que representarão o município na 9ª Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá de 15 a 17 de maio, em Porto Alegre.

Autoridades presentes

Além de Cacetinho, da secretária Magda e do presidente do CMS, a VII Conferência Municipal de Saúde contou com a presença do presidente do Legislativo imbeense, vereador Vilmar Nico e da coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Janeti Ferri Teixeira, além de outras autoridades municipais, regionais e estaduais.

Fotos: Ivan de Andrade

Comentários