Offline
Imbé conta com programa de combate à tuberculose
Imbé
Publicado em 23/03/2023

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Imbé conta, há um ano, com programa de combate à tuberculose. O tratamento é gratuito.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas por ano. A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva que podem ser aspiradas por outro indivíduo. 

Para prevenir, a vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. No entanto, para uma melhor prevenção da transmissão da doença, é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Segundo a coordenadora do Programa de Tuberculose do município, enfermeira Camila Alves, moradores de Imbé que contraiam a doença precisavam se deslocar até Tramandaí para realizar o acompanhamento que, agora, pode ser feito sem sair da cidade.

“Com as USFs mais próximas das pessoas, facilitou ainda mais o acesso para realização de exames, entrega de medicações e todo o acompanhamento que é realizado por seis meses”, explica.

Foto: Paola Damazio

Comentários