A Secretaria de Saúde de Imbé iniciou nesta semana um mutirão de cadastros individuais e domiciliares para otimizar o agendamento de consultas e o acesso a outros procedimentos nas unidades de saúde da família (USFs) do município. O processo iniciou na área da USF Nova Nordeste e seguirá pelas próximas semanas nas regiões cobertas pelas outras cinco unidades.
A vinculação do indivíduo à residência e, consequentemente, à unidade, é feita através da confecção do Cartão Cidadão, documento obrigatório, juntamente com o cartão SUS, para agendar atendimento de saúde. O levantamento está sendo feito por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que batem de porta em porta nas residências e coletam dados dos moradores, informações estas que alimentarão o sistema interno de saúde e serão fundamentais para identificação e contato dos usuários.
Nesta terça-feira (14), o mutirão segue até as 17h30 na região de cobertura da USF Nova Nordeste que, além do próprio bairro, abrange os balneários Morada do Sol, Presidente e Riviera além do Bairro Asa Branca. Na quinta (16), além do horário normal de expediente, haverá turno estendido de visitação até as 21h30, assim como no sábado (18) pela manhã.
Durante o período programado para cada mutirão, os 30 ACSs do município estarão concentrados na área definida para visitação às residências. Todos eles estarão identificados com coletes e crachás da prefeitura. Nas próximas semanas serão programados mutirões para as áreas de cobertura das USFs Centro I e II, Albatroz, Mariluz e, por fim, Santa Terezinha.
“Com essa iniciativa nós pretendemos interligar os dados de todos os usuários dos serviços de saúde do município e, consequentemente, tornar mais rápida a identificação e a localização deles, sobretudo no que diz respeito ao agendamento de consultas nas suas USFs”, explica Magda Dörr, secretária de Saúde de Imbé.
Fotos: Ivan de Andrade
Texto: Thaynara da Rosa