Cerca de 50 estudantes ocuparam, no início da manhã desta sexta-feira, o prédio da antiga Colônia de Férias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Tramandaí. A ocupação reivindica que o local, atualmente operando como um Centro de Inovação vinculado à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, seja transformado em uma Casa de Estudante atrelada ao Campus Litoral Norte.
Policiais da Brigada Militar fazem o acompanhamento do ato, em frente à estrutura, e devem agir caso a Justiça acate a ação de reintegração de posse movida pela universidade. Não há registro de violência no local.
Segundo o diretor-geral do Campus, Felipe José Comunello, o Conselho Universitário da Ufrgs aprovou a integração do espaço, mas uma decisão da Reitoria determinou a instalação do Centro de Inovação.
Um dos participantes da ocupação declarou à Rádio Guaíba que não há prazo para que o grupo deixe o local. De acordo com ele, os alunos pretendem ‘resistir pacificamente’ em caso de reintegração de posse.