Até o dia 31 de março, os consumidores têm a oportunidade de participar de mutirões de negociação de dívidas com bancos e financeiras. É a chance que muitas pessoas têm de melhorar a negociação e colocar as finanças e ordem ainda em 2023. O Procon de Imbé orienta a participação dos moradores da cidade para estas possibilidades de negociar dívidas.
Segundo órgão, que integra o corpo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), podem participar dos mutirões quaisquer pessoas que tenham dívidas em atraso contraídas junto a bancos e financeiras que não estejam atreladas a bens dados em garantia. “Caso o cidadão esteja superendividado, ou seja, impossibilitado de quitar e manter a sua subsistência ou a de sua família, a orientação é procurar o Procon mais próximo e pedir orientação. O Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento”, ressalta a diretora do órgão, Rosângela Maria, lembrando que há três caminhos para negociação nos mutirões: falando diretamente com o banco ou financeira, por meio do portal Consumidor.Gov.br ou no Procon.
Confira quais dívidas podem ser negociadas:
• Qualquer dívida em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis).
• Exemplos de dívidas que podem ser negociadas: cartão de crédito, crédito consignado, cheque especial, empréstimo pessoal e demais modalidades de crédito.
• Não serão aceitas negociações de contratos que estejam com as parcelas em dia.
Texto: Thaynara da Rosa