O escritor Airton Tomazzoni, jornalista, roteirista e doutor em educação pela UFRGS, lança seu novo livro "Dentro do Olho do Peixe" (Editora Bestiário) no dia 11 de março, no espaço Bah!obah Arte e Cultura (Av. Santa Rosa 1884) em Imbé, às 18h e dia 18/3, e às 17h30 no Coletivo Olho Mágico (Rua Cauduro, 35), em Porto Alegre. O lançamento faz parte do projeto "Literatura em Cinco Tempos: ações artísticas de fomento e incentivo à leitura e à produção literária no litoral norte", contemplado no edital FAC Publicações, com financiamento do Pró-cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Cultura. A produção do projeto é de Tati Missel e Marcelo Cabrera. Informações pelo whatsapp 986233721.
A obra é uma coletânea de contos que têm o litoral como cenário e o universo imaginário dos peixes como fio condutor para histórias que criam um inusitado painel de narrativas da vida contemporânea, com as tensões identitárias, da polaridade discursiva instaurada na política nacional. Ou ainda desfilando temas como o da intolerância, do preconceito, do espaço imaginário para olhar e refletir sobre o mundo de maneira sensível e múltipla.
"Dentro do Olho do Peixe" também ganhou uma versão em áudio livro, acessível a pessoas cegas ou com baixa visão, do qual participaram artistas do litoral, como Oscar Lima, Nadine Motta, Paulinho Ricoli, Lizzi Barbosa, Helena Weber, Jocelito Quadros, Danny Gris, Gabriel Fernandes, Cora Ferraz, Cristina M.de Oliveira, além de participações especiais das atrizes e atores gaúchos como Liane Venturella, Laura Backes, Eduardo D'Avila, Iandra Cattani, Rô Saad, Paula Souza, Kalisy Cabeda, Lucas Prado, Elena Trindade, Adriana Lampert e Gisele Lery, Lucas Prado, Renato Del Campão e João Carlos Castanha, entre outros. Integram a produção ainda, as vozes da jornalista Priscila Pasko, da integrante do Coletivo Múltiplos Denise Brose e estudantes de escolas públicas do litoral. A edição de áudio é de Driko Oliveira da Sustain Produções Sonoras.
O livro reúne em suas 106 paginas 80 histórias do ponto de vista de quem olha o mar e seus habitantes, tentando entender o mundo terreno, seus desafios e contradições. As histórias foram recolhidas ao longo do tempo em veraneios por Imbé, Cidreira, Tramandaí, Capão da Canoa e Quintão, além da permanência do autor durante a pandemia no litoral norte gaúcho. O livro de Tomazzoni promete levar o leitor a uma viagem literária pelas histórias e memórias do litoral gaúcho, com personagens marcantes e cenários pitorescos.
A escritora Priscila Pasko destaca a diversidade de contos que compõem a obra, transitando entre o inusitado, o lírico e o ácido. “Um peixe com insônia, a menina que não se orgulha da habilidade em pescar, o anonimato dos que integram um cardume. Me encontrei em alguns, me perdi em outros, talvez porque seja essa a reação de quem é visitado e afetado por pequenas doses de abismos” Segunda a autora vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura 2020, Tomazzoni Airton “ traz em cada conto - alguns deles, quase aforismos - uma perspectiva marina bastante singular que transita entre o inusitado, o ácido, o lírico. Em Dentro do Olho do Peixe há um convite para se encontrar, mas, principalmente, se perder.”
Tomazzoni é jornalista, roteirista e doutor em Educação pela UFRGS. Frequentou as Oficina de Criação Literária com o escritor Luiz Antonio de Assis Brasil e tendo atuado na Coordenação do Livro e Literatura, da Secretaria Municipal de Cultura. Tem roteiros premiados no concurso Histórias Curtas da RBS TV, além de organizar e publicar obras junto ao Instituto Estadual do Livro (IEL) e de manter um perfil de crônicas no Instagram, @cronicamente_.
O projeto envolve uma série de ações de fomento e estímulo à leitura, além do lançamento do livro, que terá distribuição gratuita a escolas, bibliotecas, projetos sociais, centros, pontos e núcleos de cultura do litoral. Interessados podem enviar email solicitação pelo email: nididancaimagem@gmail.com . Entre as ações estão a produção do documentário “Literatura e imaginários litorâneos gaúchos”, o concurso de vídeos “Histórias imaginadas – litoral, literatura e produção audiovisual” e oficinas para incentivar a escrita e a leitura.