Offline
VACINA BIVALENTE CONTRA A COVID-19 COMEÇARÁ A SER APLICADA EM MAIORES DE 70 ANOS E IMUNODEPRIMIDOS A PARTIR DA SEGUNDA-FEIRA
Imbé
Publicado em 25/02/2023

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará na próxima segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 em idosos com 70 anos ou mais e imunodeprimidos a partir dos 12 anos de idade. Para receber a dose é necessário estar cadastrado no Vacinômetro (vacina.imbe.rs.gov.br) e apresentar documento com foto. Imunodeprimidos também deverão apresentar atestado, laudo médico, exame ou receita que comprove sua condição. A aplicação da vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade, somente no turno da manhã. Pacientes acamados ou com mobilidade física muito prejudicada podem agendar atendimento domiciliar pelo WhatsApp 51 994905247.

Conforme a responsável pelo Departamento de Epidemiologia da SMS, Caroline Pimenta, Imbé já iniciou nesta sexta-feira (24) a aplicação do imunobiológico nos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). “As vacinas contra a covid-19 tiveram grande impacto na redução de internações hospitalares e óbitos relacionados a doença. Além disso, observa-se também que a vacinação evita uma evolução mais grave da doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis”, lembra Caroline. 

Ela também destaca que, na medida que a campanha de vacinação contra covid-19 evoluiu, observou-se o surgimento de algumas variantes da doença e também identificou-se a necessidade de recuperação das respostas imunológicas das vacinas, sendo recomendada a aplicação de doses de reforço que garantiram a manutenção da proteçãoe efetividade no controle da pandemia. “Agora, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou a utilização da vacina bivalente BNTI62b2 (Pfizer-BioNTech) COVID-19 como dose de reforço (booster). Essa vacina inclui a proteção contra a cepa original, além de proteção contra Omicron e as variantes BA.4 e BA.5, em pessoas com 12 anos ou mais”, complementou.

 

FOTO: Ivan de Andrade

 

 

 

 

 

Comentários