A Prefeitura de Imbé, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e com a empresa Verallia Brasil, instalou containers em pontos estratégicos da cidade para recolhimento de garrafas, copos e outras embalagens de vidro para reciclagem, e estuda a possibilidade de instalar mais em outros locais.
Os vidros descartados nestes locais por moradores e veranistas serão reaproveitados pela empresa para produção de novas embalagens, evitando assim, que sejam descartados de maneira incorreta em aterros sanitários ou na natureza. Além disso, permite também que a Prefeitura economize recursos utilizados para transportar estes resíduos para locais de descarte.
Conforme destacou o secretário-executivo do Gabinete do Prefeito, Lino Moura, responsável pela articulação da iniciativa, esta é, atualmente, uma carência no processo de destinação de resíduos sólidos no município, pelo fato de catadores e recicladores não possuírem um destino viável para descarte. “Este é um resíduo pesado que está sendo incorporado a resíduos orgânicos e inservíveis, elevando o custo do transporte de resíduos no município”, diz Lino.
A colocação e manutenção dos containers não acarretará despesas aos cofres públicos. Foram definidos, inicialmente, cinco locais para colocação dos containers:
– Estacionamento da prefeitura (Avenida Paraguassú, 1043);
– Avenida Santa Rosa, esquina com Avenida Beira-mar;
– Terminal de Transbordo de Resíduos da Nova Nordeste (Rua Machado de Assis, balneário Nova Nordeste, ao lado da EMEF Norberto Martinho Cardoso);
– Subprefeitura de Santa Terezinha (Rua José Antônio Daudt);
– Final da Avenida Mariluz (junto ao Hotel Mariluz).