O primeiro banho assistido do projeto “Praia Acessível – Cadeira Anfíbia”, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação da Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH do Rio Grande do Sul (FADERS) foi realizado em Imbé na manhã desta sexta-feira (06). O pequeno Kevin Lucas Monteiro da Rosa, oito anos, que possui paralisia cerebral, estava acompanhado da mãe, Katia Ramos, e dos servidores da Prefeitura e guarda-vidas capacitados para oportunizar o banho de mar às pessoas que, por terem mobilidade reduzida, não conseguem chegar no mar sem auxílio da cadeira.
O prefeito Ique Vedovato acompanhou o banho de Kevin. Ao lado da secretária municipal de Saúde, Magda Dörr e da titular da Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos, Daiana Godoy, ele comemorou a chegada do equipamento de acessibilidade. “É muito gratificante e emocionante vermos cenas como essa”, disse. Ao longo da manhã, o equipamento foi usado outras vezes, não apenas para o banho de mar, mas também para conduzir idosos e outras pessoas com dificuldade de locomoção até a faixa de areia.
Os banhos assistidos do projeto Praia Acessível ocorrem no Centro e nos balneários Mariluz e Santa Terezinha. Confira a programação:
- Centro, junto a Guarita Central: sextas-feiras e sábados, das 10h às 11h30
- Balneário Mariluz, junto a Avenida Mariluz: segundas e quartas-feiras, a partir de 11 de janeiro: das 10h às 11h30.
- Balneário Santa Terezinha, junto a Rua Edith de Lourdes: terças e quintas-feiras, a partir de 12 de janeiro: das 10h às 11h30.
Thaynara da Rosa- Estagiária de Jornalismo