As guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 em Imbé já podem ser consultadas pela internet, tanto para pagamento em cota única quanto para quem optar pelo parcelamento. Para acessar, basta entrar no site imbe.rs.gov.br/iptu e informar o código do imóvel – disponível em qualquer carnê de exercícios anteriores – e o número do CPF ou CNPJ do titular.
De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento Estratégico (SEFIPE), aproximadamente 36 mil carnês impressos serão entregues pelos Correios nos endereços cadastrados para recebimento. A distribuição deve iniciar nesta semana.
São três as opções de pagamento do imposto. Quem optar pela quitação em cota única pode aproveitar um desconto de 10% para pagamento até o dia 27 de janeiro. Já para quem pagar entre os dias 28 de janeiro e 24 de fevereiro, o desconto será de 5%. Para ter direito ao benefício, em ambos os casos, é preciso não ter débitos pendentes com a prefeitura até o último dia 31 de dezembro.
Outra possibilidade é realizar o pagamento em nove parcelas mensais, com a primeira vencendo em 10 de março e a última em 10 de novembro. Para os loteadores, o imposto é parcelado em quatro vencimentos, sendo o primeiro no próximo dia 12 de abril.
As guias de pagamento do IPTU 2023 – seja da cota única ou das parcelas – virão com QR-code para pagamento via Pix. Basta acessar o aplicativo de pagamento, escolher a opção "pagar com Pix" e apontar a câmera do seu smartphone para o QR-code impresso.
Além do pagamento por Pix, o contribuinte também pode quitar o IPTU até a data do vencimento nas agências lotéricas, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e no Banrisul. Após o vencimento e até o último dia do ano, o pagamento poderá ser efetuado somente nas agências da Caixa Econômica Federal, acrescido de 2% de multa e 1% de juros ao mês sobre o valor da parcela vencida.
“O IPTU corresponde a uma fatia significativa da arrecadação do município. E é com esse recurso que promovemos uma série de melhorias na cidade, como obras estruturantes, aquisições para qualificação do serviço público e outras ações que estão em andamento”, detalha o prefeito Ique Vedovato.
A Prefeitura de Imbé também disponibiliza, nos seguintes locais, auxílio para quem deseja adiantar a emissão da cota única ou das parcelas e não tem acesso à internet:
- Setor de Arrecadação, no Centro Administrativo Municipal - Avenida Paraguassú, n° 1043, Centro
- Subprefeitura de Mariluz - Avenida Mariluz, n° 1234, balneário Mariluz
- Subprefeitura de Santa Terezinha - Rua Dep. José Antonio Daudt, às margens da RS-786, balneário Santa Terezinha
Em caso de dúvidas, contate o Setor de Arrecadação pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, pelo telefone (51) 3627-8209 ou pelo e-mail arrecadacao@imbe.rs.gov.br.
Talis Ramon- Diretor de Impresa