Na última semana, a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SEMDHI) realizou confraternizações com os alunos do projeto Sábia Idade – Viver Sem Limites, marcando o encerramento das atividades neste ano. O projeto será retomado em 2023, após o Carnaval. O prefeito Ique Vedovato e o secretário de Governo Edison Quadros, o Edinho, prestigiaram os encontros.
“É um momento de confraternização e também de agradecimento a esse grupo de pessoas que participa ativamente das atividades propostas. Quem chega neste estágio da vida com disposição e energia para praticar atividades físicas, com certeza, aproveita a vida de uma forma melhor e mais saudável”, avalia Ique.
Atualmente com 300 alunos com 55 anos ou mais, todos residentes de Imbé, o projeto possui dois professores de Educação Física e oferece, entre diversas atividades, jogos de câmbio e aulas de dança. As atividades são realizadas nos salões das Igrejas Medianeira (Centro), Santo Antônio (Presidente), Nossa Senhora Aparecida (Mariluz) e Santa Terezinha (Santa Terezinha), além do salão da Sociedade Amigos do Balneário Nordeste (SABAN) e do ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estado de Santa Catarina.
De acordo com a titular da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Imbé (SEMDHI), Daiana Godoy, um dos pilares do projeto é a proposta de integração que permite a convivência, a troca de experiências e a participação em atividades recreativas, educativas e culturais, estimulando aspectos cognitivos como atenção, coordenação, memória e percepção, além de despertar a consciência do grupo perante as atividades proporcionadas e reforçar a visão dos alunos enquanto cidadãos ativos.
“Nós entendemos que proporcionar esse tipo de atividade permite que as pessoas com mais idade tenham acesso a uma melhor qualidade de vida e tenham acesso a oportunidades variadas, além da integração com outras pessoas”, destacou a secretária da SEMDHI, pasta responsável pela iniciativa.
As inscrições para o projeto Sábia Idade – Viver Sem Limites são semestrais. Os interessados em participar das atividades a partir do próximo ano devem procurar a secretaria, localizada no Prédio Anexo I da Prefeitura, na Avenida Paraguassú, n° 2017, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3627-8546.
TEXTO: Thaynara da Rosa