A desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS),
no município de Butiá, cidade em que a magistrada atuouO prefeito de Butiá, Daniel Almeida, comemorou o que definiu ser um grande dia para o município e região, especialmente, para a comarca de São Jerônimo.
- Essa medalha está sendo entregue para uma pessoa especial e que merece todo o carinho da nossa cidade, pois a doutora Iris mudou a vida de muitas pessoas por onde passou, sempre com um atendimento humanizado por onde passou - destacou.
A juíza do Foro de Butiá, Priscila Anadon Carvalho, destacou a importância da presidente Iris no contexto do Judiciário estadual e nacional, sendo a primeira mulher a comandar o TJRS.
- A sua eleição representou a quebra de um paradigma existente, sendo uma mulher firme e comprometida com as causas da Justiça e na nossa sociedade atuando, por exemplo, de maneira intensa no Movimento Rio Grande Contra a Fome - disse a magistrada.
No final da tarde de domingo, a presidente Iris visitou a Casa de Cultura de Butiá, localizado no prédio onde funcionava o antigo Foro do município da região carbonífera.
O evento também contou com a presença dos prefeitos de Triunfo, Murilo Silva, de General Câmara, Helton Barreto, e de Minas do Leão, Silvia Lasek. Prestigiaram a solenidade, ainda, o desembargador Julio César Finger, a desembargadora aposentada Adriana Ribeiro, os juízes-assessores da Presidência, Luís Antonio da Silva e Luiz Felipe Desessards, além dos juízes de Butiá, Maurício Frantz e Lizelena Ranzolin. Prestigiaram, ainda, o presidente da OAB de São Jerônimo, Felipe Lima, e a delegada de Polícia de Butiá, Jusicléia Oliveira, além da assessora jurídica da Prefeitura de Butiá, Irani de Medeiros, além de tabeliães, registradores e servidores do Judiciário.
Graduada pela UFPEL. Ingressou na Magistratura em março de 1985. Jurisdicionou as Comarcas de Santa Rosa, Campina das Missões, Espumoso, São Jerônimo e Porto Alegre. Juíza-Corregedora de 1994 a 1998. Jurisdicionou a 160ª Zona Eleitoral. Promovida ao TJRS em março de 2004. Corregedora-Geral da Justiça (2016/2018). Integrou, como eleita, o Órgão Especial do TJRS. Presidiu o Conselho de Administração, Planejamento e Gestão, Comitê Executivo do Planejamento Estratégico e o Comitê Orçamentário de 2º Grau no biênio 2020/2021. Membro nato do Conselho Deliberativo da AJURIS, do qual foi presidente no biênio 2006/2007. Dirigiu a Escola Superior da Magistratura (2008/2009). Eleita Presidente do TJRS para o biênio 2022/2023.
Tendência