Offline
SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA PARA OBSERVAÇÃO NO ESQUEMA VACINAL COMPLETO CONTRA COVID-19
Imbé
Publicado em 17/11/2022

A descoberta da nova variante do coronavírus, a BQ.1, coloca em alerta os órgãos de saúde para uma crescente de contaminações em todo o país. De acordo com a enfermeira Caroline Pimenta, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Imbé (SMS), a vacina é a melhor prevenção contra a doença. 

A população deve ficar atenta ao esquema vacinal completo que inclui, em alguns casos, duas doses de reforço. Ela conta que as contaminações voltaram a acontecer desde o dia 09 deste mês. Antes disso, o município chegou a ficar 15 dias sem notificação de nenhum caso novo. Nesta quarta-feira (16), no entanto, a cidade já contabilizava 12 casos ativos da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a população adulta de Imbé – o que inclui todas as pessoas com idade a partir dos 18 anos – está com cobertura total com a segunda dose de reforço (quarta dose) em 36%. Por isso é importante que a cobertura vacinal aumente, garantindo uma maior proteção da população contra a doença e as variantes. "Temos vacinas que atendem a demanda desse público. É importante que as pessoas procurem as unidades de saúde e garantam a imunização", destaca Caroline.

Os adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, estão com a cobertura mais baixa em relação à dose de reforço (neste caso, terceira dose para este público): apenas 25,90% da faixa etária está com o esquema vacinal completo em Imbé.

Já em relação às crianças de três a 11 anos, os números são maiores, com 47,32% da população desta faixa etária já com esquema vacinal de duas doses completo. "Para o público de três a 17 anos, a vacinação ocorre nas segundas-feiras nas USFs Albatroz e Nova Nordeste. Nas terças e quintas-feiras, na USF Centro e, nas quartas e sextas-feiras, na USF Mariluz. Já a vacinação para quem tem 18 anos ou mais acontece diariamente em todas as salas de vacina", complementa a enfermeira.

Vale lembrar que Imbé recebeu 30 doses para iniciar a vacinação de bebês com idade de seis meses a dois anos. Neste primeiro momento, somente aquelas que possuem comprovadamente doenças crônicas poderão receber a imunização, que será realizada através de agendamento, que está sendo organizado de acordo com a procura. Interessados devem entrar em contato com a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou pelo WhatsApp da vacina (51)994905247.

Além da vacina, hábitos já conhecidos da população auxiliam na prevenção ao contágio da covid-19. “O uso de máscaras é importante, bem como a higienização das mãos com álcool gel 70%”, lembra a coordenadora. Ela também reforça que as pessoas que apresentem sintomas gripais procurem as unidades de saúde da cidade para realização do teste rápido da covid-19. O resultado fica pronto em, no máximo, 15 minutos.

-----------------------------------

TEXTO: Leandro Luz

 FOTO: Ivan de Andrade

Comentários