Na manhã desta quinta-feira (10), servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em conjunto com membros da Guarda Municipal de Imbé (GMI), realizaram abordagens a moradores em situação de rua. A ação teve como objetivo orientar os moradores para que seus comportamentos não fujam da legalidade, assim como encaminhá-los para os serviços oferecidos pela SMDS através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
O coordenador do CRAS, Natan Brasil, e a assistente social Maiara Ennes, foram os responsáveis por explicar a assistência oferecida pelo município. “Entre os principais serviços está a disponibilidade de transportar o morador para sua cidade de origem, caso procure voltar a sua família. Para isso é preciso que o cidadão procure o CRAS e apresente o endereço para o qual busca retornar”, explicou Natan.
Além do transporte, o CRAS também oferta café da manhã (de segunda a sexta), local para banho e assistência em outras demandas. O CRAS fica na Rua Santa Maria, n° 1016, no Centro, e pode ser contatado pelo telefone (51) 3627-5579.
Natan e Maiara também auxiliaram os cidadãos no encontro de vagas de emprego, para que consigam se restabelecer e sair da situação de vulnerabilidade social.
Os agentes da GMI abordaram assuntos para manter essas pessoas dentro da legalidade, já que houve relatos sobre casos de importunação alheia praticados por elas, como assédio e extorsão de dinheiro. Denúncias à Guarda Municipal podem ser feitas através do Centro de Operações. O telefone de contato é o 153. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia
.TEXTO e FOTOS: José Luiz Filho