O prefeito Ique Vedovato recebeu, na terça-feira (08), o responsável pela 11ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Osório, Fabrício Soares, juntamente com as diretoras das escolas estaduais de Ensino Médio 9 de Maio, Luiza Helena Gil Fischer, e Reinaldo Vaccari, Silvana Rocha dos Santos.
Eles trataram sobre a logística do transporte escolar de estudantes residentes no município para as duas instituições, tendo em vista o aumento do número de horas-aula previsto para o próximo ano. A mudança traz uma necessidade de ampliação da oferta de transporte, além do que já é disponibilizado pelo município.
Ao lado do secretário de Transportes Oldair Arceno, o prefeito esclareceu que o Governo do Estado repassa cerca de R$ 20 mil por ano para custeio do serviço, valor insuficiente. “O município já coloca uma contrapartida grande. Como utilizamos o sistema de transporte de alunos e funcionários praticamente no mesmo horário, conseguimos contemplar todas as necessidades. Com essa mudança, no entanto, vamos precisar avaliar o que pode ser feito”, alegou Ique.
No encontro também foram abordados assuntos relacionados à estrutura das duas instituições de ensino. A escola 9 de Maio, localizada no Centro, está situada em uma área pertencente à União e cedida para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O município, no entanto, está atuando para regularizar a área e intermediar o seu repasse ao Estado. Em paralelo, é estudada a desafetação de uma área ao lado da escola, onde há um projeto de ampliação do prédio, incluindo a construção de um ginásio, ampliando a oferta de vagas para alunos residentes no município.
Na Zona Norte, o município batalha um acordo com o Estado para construção de uma nova escola de Ensino Médio no balneário Santa Terezinha Norte em uma área desafetada para construção de uma escola municipal de Ensino Fundamental. A escola seria exclusivamente de Ensino Médio, fazendo com que a escola Reinaldo Vaccari voltasse a ser, de forma gradativa, uma escola exclusivamente de Ensino Fundamental. Nesse caso, o município disponibilizaria o projeto e a área – na quadra entre a Avenida Paraguassú e a Rua 12, enquanto o Estado assumiria a construção da estrutura.
Antes do término da reunião, o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado garantiu que não faltará vaga para nenhum aluno de Imbé no Ensino Médio que esteja regularmente matriculado até 27 de novembro. As vagas nas instituições de Ensino Médio com sede no município serão ofertadas a alunos de outras cidades somente após a conclusão da distribuição de vagas para quem mora em Imbé, garantiu.
“Temos uma relação de excelência com as duas instituições e também com a Coordenadoria Regional de Educação. Os alunos das escolas estaduais são moradores de Imbé, então nós precisamos acolher as demandas e fazer o possível para organizar a logística necessária para as duas instituições funcionarem de forma plena e satisfatória no município”, finalizou Ique.
O secretário de Governo, Edison Rosa de Quadros, o Edinho, acompanhou a reunião.
Talis Ramon
Diretor de Imprensa- Prefeitura de Imbé