Offline
Semana de Saúde Bucal alerta para a prevenção e a orientação sobre os cuidados com a boca
Saúde
Publicado em 25/10/2022

Equipe de saúde bucal da Atenção Primária de Porto Alegre faz exames e completa dados da pesquisa - Foto: Cristine Rochol /PMPA / Dvg

 

No Dia Nacional de Saúde Bucal, celebrado nesta terça-feira (25/10), a Secretaria da Saúde (SES/RS) alerta para a importância da prevenção por meio de ações e atividades promovidas para orientar profissionais de odontologia e população em geral sobre os cuidados com a boca.

Entre as atividades da programação da 21ª Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal e da 12ª Semana Municipal de Saúde Bucal de Porto Alegre, destaca-se a webaula “Manifestações bucais da sífilis: como suspeitar”, que será transmitida na próxima quinta-feira (27/10), pelo professor Vinícius Coelho Carrard, do TelessaúdeRS e da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O conteúdo poderá ser acessado em bit.ly/semanasaudebucalrs

Tatiana Lafin, coordenadora da Política Estadual de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde (SES/RS), explica que “a sífilis pode ser detectada por meio de lesões na boca durante uma consulta odontológica, e os cirurgiões dentistas devem estar atentos a essas manifestações para que possam realizar o diagnóstico e o controle da doença”. Por isso é importante a identificação dos sintomas para a orientação do paciente sobre tratamento e acompanhamento.

A sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), que pode ser adquirida ou transmitida durante a gestação. No caso da sífilis adquirida, sua notificação compulsória no Brasil é feita desde 2010. No RS a prevalência, até junho de 2021 é 95.049 casos. A população com o maior percentual em todos os anos é a de jovens adultos, totalizando 35,2% na faixa de 20 a 29 anos e 21,5% entre 30 e 39 anos de idade.

 

• Clique aqui para acessar a programação completa da 21ª Semana Estadual de Promoção da Saúde Bucal e da 12ª Semana Municipal de Saúde Bucal de Porto Alegre

Pesquisa sobre Saúde Bucal da população gaúcha

Em dezembro, deverão ser divulgado os resultados da pesquisa sobre a saúde bucal da população, que está sendo realizada em 18 municípios do Rio Grande do Sul. Iniciado em abril, na capital, e em junho no interior, o levantamento faz parte da iniciativa SB Brasil, do Ministério da Saúde, e já está na fase dos exames da população-alvo.

Depois de concluído, o estudo irá subsidiar a elaboração de políticas públicas na área. “O objetivo do projeto SB Brasil é disponibilizar para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) informações para o planejamento de políticas e programas de prevenção, promoção e assistência em saúde bucal”, afirma Tatiana. Segundo ela, as doenças bucais mais prevalentes no país são a cárie dentária e a doença periodontal.

A pesquisa é dirigida a cinco grupos, com idades de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. As atividades de campo estão sendo realizadas pelas equipes da Atenção Primária em Saúde, em três etapas: convite aos moradores, coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário e realização do exame bucal.

 

Texto: Ascom SES

Edição: Secom

Comentários