A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, acaba de disponibilizar 101 oportunidades a jovens que buscam se aperfeiçoar num instrumento musical, como aluno regular, ou até mesmo integrar uma orquestra, uma banda ou um coro. As inscrições para ingresso a partir do primeiro semestre de 2023 são feitas por meio de um formulário on-line, que está disponível no site da OSPA até 28 de outubro, às 18h. Tanto as vagas quanto o processo seletivo são gratuitos.
O ingresso na Escola é feito mediante a abertura de um edital, que compreende 14 instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio e percussão. Algumas modalidades incluem turnos distintos e acessibilidade para pessoas com deficiência. Entre as vagas, também há a oportunidade de jovens músicos integrarem três conjuntos da Escola da OSPA: a OSPA Jovem (violino, viola, violoncelo), a Banda Sinfônica (flauta, flautim, clarinete, requinta, clarinete, fagote) e o Coro Jovem.
O diretor da escola, Diego Grendene de Souza, comenta a importância das novas vagas: "Este edital é um marco para a Escola de Música da OSPA. 2021 foi o ano da reabertura após a pandemia e, no primeiro semestre de 2022, alcançamos o número de alunos equivalente ao que tínhamos em 2019. Com este novo edital, nossa expectativa é superarmos esta marca e alcançarmos o maior número de alunos da última década, pelo menos."
Atualmente, o Conservatório Pablo Komlós conta com 270 alunos.
Pré-requisitos
Para concorrer a uma vaga, é necessário ler o edital completo. O pré-requisito para todas as modalidades é estar comprovadamente matriculado no ensino regular ou ter concluído o Ensino Médio. Nos cursos de instrumento, a idade mínima é de 8 anos, e o postulante deve possuir o instrumento pertinente à vaga. Na prática de coro, o candidato deve ter entre 8 e 20 anos. Já o músico que busca ingressar na OSPA Jovem ou na Banda Sinfônica deve ter mais de 14 anos.
O processo seletivo também tem uma etapa presencial, que consiste numa audição avaliada por professores do conservatório e músicos da OSPA, entre os dias 7 e 18 de novembro. O horário e o local da seleção serão indicados pela secretaria da Escola da OSPA, juntamente com a confirmação da inscrição. O resultado estará disponível no site da OSPA em 22 de novembro, sendo que os novos alunos vão iniciar o período letivo em 6 de março de 2023.
Sobre a Escola de Música da OSPA
Fundada em 1972, a Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós promove educação musical gratuita, oferecendo oportunidade de formação profissional de músicos de orquestra. Hoje a escola é dirigida por Diego Grendene de Souza e atende em torno de 270 alunos no Palacinho – Palácio do Vice-Governador (av. Cristóvão Colombo, 300). A Escola da OSPA é mantida pela Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS.
Serviço
• O quê: Inscrições gratuitas para vagas na Escola de Música da OSPA para o primeiro semestre de 2023
• Período de inscrições: até as 18h de 28 de outubro de 2022
• Edital: https://bit.ly/editalescolaospa2023
• Ficha de inscrição: https://bit.ly/escolaospa2023_inscricoes
Mais informações podem ser obtidas no site ospa.org.br/escola-de-musica, pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com e pelo telefone (51) 3228-6737
Texto: Ascom Ospa
Edição: Secom