Offline
Socioeducandos da Fase participam do Encceja PPL
Educação
Publicado em 19/10/2022

Adolescentes e jovens adultos em cumprimento de medida socioeducativa realizaram, terça  (18/10) e e esta quarta-feira (19/10), o Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens a Adultos para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL) nas unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase).

O exame fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) visa oportunizar aqueles que não terminaram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, a obtenção do certificado de conclusão. Na Fase, a inscrição dos jovens é realizada por pedagogos das respectivas unidades e as provas são aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas com apoio da equipe técnica, agentes socioeducadores e dos professores das escolas vinculadas. Neste ano, 263 socioeducandos foram inscritos.

A realização do exame é oportunizada para todos os adolescentes e jovens adultos que queiram participar e, quando necessário, disponibilizado transporte para que os estudantes possam realizar a prova nos municípios originalmente inscritos.

Segundo a chefe do Núcleo de Escolarização, Jamille Cordeiro, a participação no exame é a possibilidade de uma experiência nova e de retomada dos estudos para muitos socioeducandos.

O Encceja PPL tem o mesmo nível de dificuldade do regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.

 Foto: Arthur Alves / Ascom Fase

Texto: Arthur Alves/ Ascom Fase

Edição: Secom

 

Comentários