Primeira-Feira-do-Livro-de-Porto-Alegre_Divulgação-Câmara-Rio-Grandense-do-Livro (1)
De 28 de outubro a 15 de novembro, o evento literário contará com lançamento de obras sobre a Capital, saraus, mesas de discussão e outras atividades
Porto Alegre completou 250 anos em março de 2022, mas as atividades culturais que celebram o aniversário da Capital se estenderam ao longo do ano e vão tomar conta da programação da 68ª Feira do Livro, na Praça da Alfândega, de 28 de outubro a 15 de novembro. Com o tema Uma Boa Festa tem História, a Câmara Rio-Grandense do Livro decidiu homenagear a cidade que abriga o evento com lançamento de obras sobre a capital, saraus, mesas de discussão, exposições fotográficas e outras atividades.
“Há quase sete décadas, a área central de Porto Alegre abre seus braços para a Feira do Livro e, no aniversário de 250 anos da cidade, não poderíamos comemorar de uma maneira melhor. O público encontrará homenagens à cidade em diversos formatos e nos orgulha termos uma programação que apresenta o que Porto Alegre tem de singular”, explica o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.
Já o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo avalia que participar da Feira do Livro é se sentir parte da história da capital. “Somos parceiros de longa data da Feira do Livro, mãe dos eventos literários do país, que está de volta no formato tradicional. O reencontro com a convivência humana e com a leitura na nossa Praça da Alfândega é muito importante, principalmente para as crianças. Aqueles que praticam a leitura têm mais compreensão e capacidade de fazer do mundo um lugar melhor. A feira é de todos, moradores e turistas”, destaca.
Entre as atividades, no dia 30 de outubro, no Teatro Carlos Urbim (Praça da Alfândega), está previsto o recital-show Porto Alegre 250 anos, com poemas e canções sobre a Capital. O evento contará com a presença de personalidades artísticas como Luiz Coronel, Deborah Finocchiaro, Fernanda Carvalho Leite, Shana Müller, Sérgio Rojas e Isabela Fogaça. A produção é de Pedro Manoel Osório.
No dia 31 de outubro, às 18h, Arthur de Faria, Luís Augusto Fischer e Vitor Ramil apresentam Porto Alegre: uma biografia musical, no Teatro Carlos Urbim. No dia 2 de novembro, às 16h, no Auditório Barbosa Lessa (Espaço Força e Luz), Ana Sílvia Volpi Scott e Fábio Kühn apresentam Porto Alegre 250 anos: de uma vila escravista a uma cidade de imigrantes (séculos XVIII e XIX). No mesmo dia, às 18h, será a vez a apresentação da Banda Municipal de Porto Alegre, sob regência de André Munnari e direção de Eliseu Rodrigues.
No dia 6 de novembro, das 16h às 17h45min, no Espaço Jovem Petrobras, a Território das Artes promove o sarau Porto Alegre: 250 anos, com Alexandre Brito, Jane Tutikian, Maria Alice Bragança, Cátia Simon, Liana Timm e outros autores dos livros Arca de Desejos por Porto Alegre e Ao lado da Ponte Talavera.
No dia 7 de novembro, às 17h30, o Auditório Barbosa Lessa recebe Porto Alegre e suas águas: uma relação de vida, sentidos, opções, com a participação de Daniele Vieira, Antônio Libório Philomena, José Renato de Oliveira Barcelos e mediação de Têmis Nicolaides. No mesmo dia, às 19h30, no Teatro Carlos Urbim está prevista uma edição especial do Sarau Elétrico com Kátia Suman, Cláudia Tajes e Luís Augusto Fischer, em homenagem a autores porto-alegrenses. O agendamento pode ser feito pelo endereço visitacaoescolar@gmail.com. Às 17h30 do dia 9 de novembro, no Auditório Barbosa Lessa, será apresentado Porto Alegre em chamas com Rafael Guimaraens e Edgar Vasques.
No dia 14 de novembro, das 17h às 20h, na Sala Moacyr Scliar, o Grupo RBS realiza um bate-papo sobre personagens e histórias que marcam o imaginário popular de Porto Alegre: Os crimes da Rua do Arvoredo, As torres malditas, A prisioneira do Castelinho, Maria Degolada, A moça que dançou depois de morta e As lágrimas de Obirici. Participam a historiadora Marli Rejani D´Avila Pereira e o pesquisador e coordenador do tour Porto Alegre Mal-Assombrada, André Neto. A mediação é do jornalista Leandro Staudt.
No dia 15 de novembro, das 9h às 20h, no Espaço Jovem Petrobras estará disponível a Exposição Projeto POAlaroides Urbanas – a arte do graffiti nas ruas de Porto Alegre e no mundo, de Breno Serafini. O bate-papo com o autor será às 16h. Ao longo desta edição da feira, estão previstas a exposição sobre placas de ruas da cidade e outra, de 30 fotógrafos porto-alegrenses, chamada Um olhar sobre o rio.
A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre é realizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro e conta, atualmente, com o Patrocínio Máster de Gerdau, Zaffari, CEEE Grupo Equatorial, Vero, a maquininha que resolve de verdade, Petrobras - patrocinadora do Espaço Jovem Petrobras, Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre e Sebrae. Apoio Cultural da Kodex, Voco, SZ Working, Tramontina, Assembléia Legislativa do RS, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Aços Favorit e Senado Federal. Espaço cedido: Espaço Cultural Correios e Memorial do RS. Acesse a programação completa no site feiradolivro-poa.com.br e acompanhe os destaques nas redes sociais do evento no Instagram e Facebook.
Fonte: https://feiradolivro-poa.com.br/