Offline
Idealizadora do Projeto “Primeiros Socorros: Salvando Vidas e Resgatando Almas” é homenageada na Câmara Municipal
Publicado em 17/10/2022 10:59
Torres

Na tarde da última quinta-feira, 13 de outubro, a professora Andréa Mello recebeu “Moção de Congratulação”, aprovada por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Torres, pelo trabalho desenvolvido através do projeto “Primeiros Socorros: Salvando Vidas e resgatando Almas”. O Projeto já formou mais de 1800 alunos ao longo destes anos. Atualmente tem 300 alunos matriculados e é realizado em seis escolas municipais, sendo elas: E.M.F. Zona Sul; Alcino Pedro Rodrigues; Manoel Ferreira Porto; Manoel Oliveira Carneiro; Santa Rita e Mampituba.

O projeto criado em 2013, idealizado e coordenado pela professora Andréa Mello tem como objetivo ensinar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a saberem como agir em situações de urgência e emergência com os primeiros socorros. Os alunos são treinados para serem SBV – Suporte Básico de Vida- e APH – Atendimento Pré-hospitalar. Durante as aulas os alunos realizam simulações de pequenos acidentes e de como prestar os primeiros socorros. Os estudantes aprendem ainda outras questões importantes relacionadas à formação dos adolescentes – tais como a Lei Maria da Penha, combate ao suicídio, câncer de mama, abuso sexual infantil, meio ambiente e projeto Geoparque Cânions do Sul.

A professora Andréa relembrou junto aos alunos, que estiveram presentes no ato de entrega da Moção, momentos importantes nos quais os alunos do projeto salvaram vidas por meio dos primeiros socorros, sendo elogiados pela SAMU e também Corpo de Bombeiros. Estiveram presentes na cerimônia de entrega o presidente da Câmara Rafael Silveira, o Secretário de Educação Alexandre Porcatt, coordenadoras do setor pedagógico da Secretaria de Educação e estudantes formados e em formação do Projeto Primeiros Socorros.

As atividades ocorrem no contraturno escolar dessas unidades educacionais O principal objetivo é oportunizar aos alunos participantes o protagonismo de suas ações, com a disciplina e a flexibilidade que o socorrismo permite. Além deste, o projeto abrange outros temas de estudo como: Lei Lucas, Lei Maria da Penha e Lei Joanna Maranhão. O projeto conta com a parceria da Ulbra enfermagem, SAMU e Corpo de Bombeiros.

Fonte: ASCOM

Comentários