Offline
CAMINHO GAÚCHO DE SANTIAGO PASSA A SER PRODUTO TURÍSTICO REGIONAL DO RS
Regional
Publicado em 14/10/2022
O Lançamento da Regionalização do “Caminho Gaúcho de Santiago” será marcado pela “Caminhada Experimental Intermunicipal” e “Passeio Ciclístico Intermunicipal” envolvendo os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Osório e do Caraá, neste domingo, dia 16, às 8h, com saída em frente a igreja Santa Rita. No decorrer do Caminho Gaúcho de Santiago, o peregrino é brindado com paisagens indescritíveis como a magnífica vista da Lagoa dos Barros, contemplada do alto durante o percurso de Osório e Santo Antônio da Patrulha, e os exuberantes cenários da zona rural que encantam a todos. A caminhada é concluída chegando no Marco Zero do Caminho, junto à Praça Arquipélago dos Açores e a Igreja Matriz de Santo Antônio.
Histórico
O Caminho Gaúcho de Santiago foi criado em 2014 no município de Santo Antônio da Patrulha por incentivo do então Consul Geral da Espanha no Rio Grande do Sul, Sr. José Pablo Alzina de Aguilar, após identificar semelhanças no relevo e na paisagem com o caminho no território espanhol, principalmente nos seus últimos cem quilômetros, onde está localizada a Catedral de Santiago no território da Galícia.
Como fazer o caminho?
A caminhada pode ser realizada de forma individual ou em grupo, a pé, a cavalo, de bicicleta e também em passeios ofertados por agências de turismo cadastradas no Ministério do Turismo.
É recomendado o uso de protetor solar e chapéu, calçado confortável, hidratação durante o percurso e emprego de um cajado para apoio nas subidas e descidas. Se o peregrino preferir, poderá utilizar os meios de hospedagens disponíveis no Caminho Gaúcho de Santiago ou nas cidades de Santo Antônio da Patrulha, Osório e Caraá.
Trajeto de Osório
 
Esse trajeto inicia na igreja Santa Rita de Cássia, no Morro da Borússia, município de Osório. Com 32 km de extensão, no trajeto encontram-se dois pontos de apoio, primeiro no km 9,3 e segundo no km 16,3, com chegada ao Marco Zero, junto a Praça Arquipélago dos Açores e a igreja Matriz de Santo Antônio.
Experiência única em meio à natureza, onde o peregrino usufrui das belas paisagens proporcionadas pelos morros da Serra Geral e pelas planícies do Litoral Norte Gaúcho.
 
Fotos e texto: ASCOM
Comentários