A festa da torcida do Colo-Colo no treino desta sexta-feira se encerrou por causa de um grave acidente nas arquibancadas do Estádio Monumental David Arellano. Os colocolinos apoiavam em massa seu time às vésperas do clássico contra a Universidad Católica, num momento em que o Cacique está às portas de reconquistar o título do Campeonato Chileno após cinco anos – e de colocar fim ao atual tetra dos Cruzados. Porém, a estrutura de um telhado onde os torcedores estavam indevidamente cedeu e destroços ainda caíram sobre o público nas tribunas. Segundo o jornal La Tercera, o número inicial é de oito feridos e dois fraturados.
O Colo-Colo lidera o Campeonato Chileno com 54 pontos, uma vantagem de 11 sobre Curicó Unido e Ñublense. Sem mais chances de título, a Católica ocupa a sexta colocação, com 36 pontos. O troféu pode ser confirmado pelos colocolinos neste final de semana, restando mais cinco rodadas para o término da competição. Até por isso existia tamanha expectativa e os torcedores lotaram o treino no tradicional “arengazo”, uma prática comum entre os clubes chilenos. Desta vez, porém, a festa se tornou uma tragédia.
O teto do qual os torcedores caíram faz parte da estrutura do Estádio Monumental, mas, óbvio, não estava preparado para receber tanto peso. O telhado se partiu e os presentes caíram de uma altura superior a cinco metros. Além de barras metálicas, também desabaram duas placas de publicidade. O treino foi imediatamente encerrado e os jogadores voltaram para os vestiários, enquanto as equipes de resgate trabalhavam no Monumenta
A semana tumultuada no futebol chileno ainda teve outro incidente no clássico entre Universidad de Chile e Universidad Católica, pela Copa Chile. Pouco depois de Fernando Zampedri abrir o placar para os Cruzados no início da partida, um rojão foi atirado próximo do goleiro Martín Parra, de La U. As equipes se retiraram de campo e o duelo acabou suspenso. Parra precisou ser levado para o hospital com um “trauma acústico severo”. Exames foram realizados, mas ainda não se sabe quando o arqueiro poderá retomar suas atividades e quais as consequências da lesão auditiva. Três pessoas foram detidas nas arquibancadas.
Diante do episódio, a federação chilena optou por suspender a torcida da Católica na Copa Chile e retomar a partida. Entretanto, a decisão gerou um protesto massivo dos jogadores de La U. Eles participaram de uma coletiva de imprensa em conjunto, em que emitiram um comunicado no qual questionam a decisão. Os Azules chegam a perguntar se a escolha tem bases desportivas ou é apenas algo político, às vésperas da eleição na associação. A U de Chile venceu a partida de ida por 1 a 0, antes que a Católica anotasse o primeiro gol no reencontro.
A semana tumultuada no futebol chileno ainda teve outro incidente no clássico entre Universidad de Chile e Universidad Católica, pela Copa Chile. Pouco depois de Fernando Zampedri abrir o placar para os Cruzados no início da partida, um rojão foi atirado próximo do goleiro Martín Parra, de La U. As equipes se retiraram de campo e o duelo acabou suspenso. Parra precisou ser levado para o hospital com um “trauma acústico severo”. Exames foram realizados, mas ainda não se sabe quando o arqueiro poderá retomar suas atividades e quais as consequências da lesão auditiva. Três pessoas foram detidas nas arquibancada
Dante do episódio, a federação chilena optou por suspender a torcida da Católica na Copa Chile e retomar a partida. Entretanto, a decisão gerou um protesto massivo dos jogadores de La U. Eles participaram de uma coletiva de imprensa em conjunto, em que emitiram um comunicado no qual questionam a decisão. Os Azules chegam a perguntar se a escolha tem bases desportivas ou é apenas algo político, às vésperas da eleição na associação. A U de Chile venceu a partida de ida por 1 a 0, antes que a Católica anotasse o primeiro gol no reencontro.
Fonte
Trivela