Teve início nesta quarta-feira (28) a 17ª dos Jogos Interescolares do Município de Imbé (JIMI). A tradicional competição esportiva entre alunos das seis escolas de Ensino Fundamental da cidade foi aberta em cerimônia realizada no Centro Esportivo Estudantil, no bairro Nova Nordeste, durante a manhã.
Durante a abertura, a secretária de Educação Ruth Ruschel destacou a importância da retomada dos jogos após o período de pandemia. “Estávamos ansiosos por esse momento, recebendo muitos questionamentos dos alunos, mas felizmente temos as condições de segurança sanitária necessárias para promover esse evento de integração entre os nossos alunos”, disse a secretária.
Já o prefeito Ique Vedovato reforçou que a retomada dos Jogos Interescolares acontece com objetivo muito maior do que ter vitoriosos e derrotados, mas para que tenhamos integração entre os alunos e as escolas. “Reiterar para essa ‘gurizada’ que gosta de esporte: o nosso governo apoia e vai apoiar cada vez mais o esporte. A gente entende a importância que o esporte tem na nossa vida em sociedade e no desenvolvimento de bons cidadãos, que é o que a gente precisa para construir nosso futuro”, afirmou o prefeito.
A competição, que segue até o dia 24 de novembro, integra alunos nascidos entre os anos de 2006 e 2008 em disputas de futsal, tênis de mesa, handebol e vôlei, todas divididas nas categorias masculino e feminino, além de atletismo (corridas, saltos e arremessos) e xadrez. Os enfrentamentos acontecerão no Centro Esportivo da Nova Nordeste, no campo de futebol da EMEF Norberto Martinho Cardoso, também no bairro Nova Nordeste, e na EMEF Santa Catarina, no Centro.
Além do prefeito e da secretária de Educação, prestigiaram o ato o vice-prefeito Régis Cacetinho, o presidente do Legislativo, vereador Marcelino Teixeira, o Catarina, e o diretor de Desporto Vainer Fernandes, o Xinho, além de autoridades locais e alunos das instituições de ensino.
Os 17° JIMI é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e são coordenados pelos professores Vladimir Garcia, diretor do Centro Esportivo Estudantil, e Sabrina Ramos. O Departamento de Desporto, da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura (SETURDEC), apoia as atividades.